Você é do tipo que gosta de aumentar aumentar seus desafios? Então você precisa conhecer a corrida de montanha!
Ao chegar até aqui, com certeza seu interesse por desbravar as montanhas cresceu. Muito diferente da corrida de rua, mas ainda assim similar em diversos pontos; se você consegue fazer uma boa corrida de 10 quilômetros, totalmente confortável e mantendo um ritmo saudável de respiração, passada e cardio, estará, sem dúvidas, pronto para a corrida de trail.
A corrida de trilhas é a mais pura e natural forma de exercício existente. Isso porque, querendo ou não, a pavimentação é feita pelo homem. Já se bloqueia a natureza e investe-se em algo feito pelo próprio homem. No caso das trilhas de montanha, há a representação geográfica de desnivelamento natural ao qual nosso planeta está submetido.
Sendo assim, estar em uma corrida de montanha é, sem dúvidas, o maior contato direto com a natureza humana no que tange a atividade física. Mas como iniciar na corrida de trail? Por mais natural que ela seja, nosso corpo precisa se habituar às situações vividas ao longo do trajeto a qual submetemo-nos.
Os tipos de corrida de montanha
Na realidade, a corrida de montanha faz parte de um conjunto com as corridas trilha e aventura. Três diferentes provas, que exigem o conhecimento prévio de quem está pensando ingressar neste mundo. Apesar das similaridades, as diferenças falam por si. Confira:
1) Provas de trilha
As corridas mais comuns de serem disputadas no Brasil, as trilhas são bastante comuns devido a vegetação que compõe o país. O terreno irregular, as florestas fechadas e a fauna presente são algumas das características que compõem a prova.
Também denominadas como Trail Running, essa modalidade exige um treinamento mais intenso dentro da natureza. O intuito é o atleta compreender as exigências constantes que os improváveis terrenos irão abranger.
2) Provas de aventura
É como um “Triathlon” da natureza. O comum nestes tipos de prova é abranger um conjunto específico de esportes, como o trekking (caminhada de montanha), mountain bike e a canoagem – em alguns casos a corrida é a substituta do trekking.
Tais provas exigem uma maior exigência, já que o atleta deverá levar suprimentos, roupas e armazenagem de uma barraca para dormir durante a prova. Podem durar dias e serem disputadas em equipes.
3) Provas de montanha
Apesar de, consideravelmente, abranger as outras duas provas, a corrida de montanha costuma ser disputada, exclusivamente, em montanhas, apresentando uma grande variedade da superfície constantemente desnivelada.
A variação constante na altimetria obriga que o corredor treine em demasia a capacidade respiratória e esteja pronto para os novos estímulos musculares que serão exigidos ao longo da prova. Em geral, os equipamentos são específicos para a escalada e descida.
As maiores dificuldades da prova de montanha
1) Pedras: evite usá-las como apoio, pois elas podem estar soltas. Busque sempre suportes mais firmes e certifique-se disso.
2) Buracos: não os pule, mas desvie. O comprimento, assim como a profundidade, de um buraco é sempre um mistério.
3) Subidas/Descidas: tanto ao subir como ao descer é importante controlar os movimentos e manter a respiração breve, constante e em bom ritmo.
4) Troncos: são ótimos apoios, diferentemente das pedras, mas caso não tenha a certeza de sua firmeza, o ideal é sempre desviar do trajeto.
5) Lama: para atravessar sem problemas o terreno enlameado, recomenda-se um tênis antiaderente, firme e justo ao pé.
Como e onde treinar corrida de montanha?
O primeiro passo é entender o terreno a ser enfrentado. Nas montanhas, subidas e descidas serão uma constante, portanto é necessário focar neste ponto. Para encarar os aclives e declives é possível investir em alguns exercícios específicos, como o agachamento, a subida de escadas e o avanço, por exemplo.
Outro ponto são os constantes saltos ao qual o corredor estará exposto. A pliometria será fundamental para o futuro corredor de montanha. A combinação de saltos aos exercícios simulando situações da própria competição é uma estratégia bem-vinda para auxiliar na melhora do futuro desempenho. Veja alguns exercícios de salto.
Por fim, para encarar terrenos instáveis, a ideia é manter joelhos e tornozelos fortalecidos. Buscar exercícios que foquem numa melhor preparação para estas específicas regiões será, com certeza, um ganho para a futura prova de montanha. Veja alguns Exercícios de fortalecimento de corrida e Treino de propriocepção.
Para qualquer atividade física, o uso do equipamento correto faz toda a diferença no desempenho. Em corridas de montanha a regra é a mesma. Um bom tênis é o primeiro passo para uma performance que mantenha a segurança do tornozelo e do joelho, bem como auxilie a desbravar os terrenos irregulares.
Portanto, a escolha de um bom tênis deverá vir acompanhada de um estudo detalhado do que é necessário para a prova. Firmeza, amortecimento, ventilação, aderência de solado e muito mais. Inúmeros fatores que serão cruciais para um desempenho potencializado.
Cinco provas de montanha no Brasil
• XTerra: Acontecendo, geralmente, no mês de agosto, na Costa Verde, em Mangaratiba, na cidade do Rio de Janeiro, a competição reúne inúmeras opções para os corredores.
• K21 Ilha Grande: Também ocorrendo no mês de agosto – quase setembro – a prova reúne um percurso de 12km ou 21km abrangendo desde estradas de terra até a praia.
• Mountain Do: No mês de setembro, a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, o circuito Mountain Do recebe corredores ao redor do mundo interessados em experimentar os percursos de 4,5km, 9,5km e 18km.
• Indomit Bombinhas: Durante o mês de agosto, as tradicionais montanhas de Bombinhas, Santa Catarina, compreendem provas de até 42km.
• Circuito Paulista: O circuito principal ocorre no mês de agosto, em Rio Grande da Serra, abrangendo um percurso de 12km pelas montanhas da região.
E aí? Gostou do desafio? Preparado para uma corrida de montanha?
Bom treino
- Como ser professor de Beach Tennis? - 28 de novembro de 2023
- Receitas com Whey Protein – Prepare agora mesmo! - 23 de novembro de 2023
- 9 Dúvidas que todo mundo tem quando começa a treinar! - 13 de setembro de 2023