corrida > Dor e inchaço nos pés – o que fazer?

Dor e inchaço nos pés – o que fazer?

dor e inchaço nos pés

A dor e inchaço nos pés podem aparecer durante a corrida, caminhada, depois de terminar a atividade ou simplesmente passar algumas horas sentado. Por que sentimos dor? O que fazer quando essa dor aparecer e como minimizá-la?

Dor nunca é legal de sentir, ainda mais nos pés – afinal são eles que nos aguentam e nos levam para todos os lugares. Há várias razões para sentirmos dores nos pés e uma delas – para quem corre – é o impacto mal absorvido pelo tênis. Aqueles que ficam muito tempo sentados ou em pé, é comum sentir dor pelo inchaço – nesse caso a dor é causada pela má circulação ou pelo calçado inapropriado.

personal trainer online aplicativo

Nossos pés são formados por vários músculos, articulações, ligamentos e ossos, responsáveis por gerar vários movimentos como flexão e dorsiflexão, abdução e adução, eversão e inversão. Eles precisam realizar os movimentos para se ajustarem e se adaptarem ao solo e para que se mantenha o equilíbrio e a passada.

dor e inchaço nos pésCausas e prevenção

A corrida nada mais é do que vários saltos seguidos que geram um impacto sobre os pés (e todas as outras articulações). Movimento repetitivo e o impacto geram micro lesões nos músculos e tendões, mas é um processo natural que acontece com todos os músculos depois de uma boa dose de treino, outras dores podem ocorrer devido a motivos como:

  • Calçados – tênis muito duro/rígido restringe o movimento do pé, tornando a passada errada e absorvendo o impacto de maneira errada. Pesquise sobre a marca e tipo de tênis específicos para corridas e, se for o caso, para caminhadas.

Tênis antigos também são péssimos pois o gasto excessivo deixa o seu pé “sambando” dentro do tênis, inconscientemente você deixa o seu pé tenso dentro do tênis para que fique mais firme. A sola também pode estar gasta de forma errada forçando uma pisada errada.

  • Tipo de pisada – já falei em um artigo anterior sobre os tipos de pisadas, é importante saber qual seu tipo para comprar um tênis adequado.
  • Forma de correr – por mais natural que seja a corrida, nem todo mundo consegue correr de maneira correta. Procure um professor para ajustar e treiná-lo nas passadas.

Aqui na Hora do Treino você pode ter uma consultoria de treino com uma ferramenta completa para te ajudar entrar em forma. Escolha seu personal, tenha um treino personalizado para seu objetivo e local de treino, Chat direto com o seu personal trainer. Acesse! E tenha seu treino online!

dor e inchaço nos pésComo não só a corrida causa dores nos pés, o que falar daqueles que sentem dores, mesmo trabalhando muito tempo sentados ou em pé? Ficar na mesma posição por muito tempo – com pouco ou nenhum movimento – compromete a circulação sanguínea, o que causa dor e inchaço.

Se você trabalha sentado procure, procure movimentar os pés. Mulheres que usam saltos:  é preciso tirar o salto para fazer todos os movimentos que seu pé consegue.

Se você trabalha muito tempo em pé procure em alguns momentos sentar, massagear ou deixar os pés para o alto. A circulação sanguínea voltará normal e seu pé relaxará.

Como diminuir as dores e inchaço nos pés?

Citei acima que o esforço e impacto geram micro lesões musculares que nos conduz a sentir dores das quais não conseguimos escapar, mas sim aliviar e acelerar a recuperação para melhor rendimento nos treinos e nas corridas. Algumas das técnicas para o alívio da dor:

  • Crioterapia – nada mais é do que colocar gelo após o treino. Eu expliquei sobre essa técnica em outro artigo. Possui efeito anestésico, anti-inflamatório e ajuda na diminuição do espasmo.
  • Massagem – no início gera um desconforto, mas logo em seguida vem um relaxamento, é bom para tirar os nós e soltar a musculatura.
  • Meias de compreensão – as meias fazem pressão na perna diminuindo o espaço das veias e facilitando o retorno do sangue para o coração, melhorando a circulação, o inchaço e consequentemente as dores.

Agora já sabe como aliviar a dor e inchaço nos pés. Gostou? Deixe um cometário. Compartilhe! Siga nosso Instagram! 

Bom Treino

SE INSCREVA NOSSA NEWSLETTER