Treinando com segurança

    treinando com segurança

    Muita gente se machuca treinando e muitas vezes nem é com o exercício, é por descuido ou falta de informação. Vamos ver alguns erros e como treinar com segurança na academia. 

    Aqui no HdT, sempre damos algumas dicas como treinar no calor ou no frio, dicas para correr e pedalar com segurança, mas até na academia devemos tomar alguns cuidados.

    Acidentes e lesões acontecem, mas muitos podem ser evitados. Hoje em dia há milhares de academias em cada esquina e nos condomínios, se em uma academia convencional já ocorre problemas, imagina para quem não tem suporte do professor.

    Dicas para treinar com segurança

    treinar com segurançaColocando ou pegando os halteres/barra no chão

    Esse é um erro clássico que fazemos no dia-a-dia, qualquer coisa que vamos pegar ou colocar no chão, inclinamos o tronco.

    O risco de uma lombalgia é enorme porque a sobrecarga para as costas é alta. O jeito certo é agachar, não importa se você está fazendo agachamento com halteres ou rosca simultânea, para tirar o peso do chão, agache, trave o abdômen e levante o peso com a força da perna.

    consultoria de treino online

     Deitando ou levantando com halteres/barra

    Depois de terminar o exercício como dumbbell press, por exemplo, você fica com aquele peso enorme acima do seu corpo sem saber o que fazer.

    Se você treina com um amigo ou personal trainer ele pega os halteres para você, mas se está sozinho, pode virar um problema. O que a maioria faz é tentar colocar os pesos no chão com o braço, ainda deitado. O que pode ser muito perigoso para seu ombro quando a carga for mais alta.

    dicas para um treino seguroPara essa situação o melhor é trazer os joelhos próximos do halter apoiar o halter no joelho e deixa o peso, descer enquanto traz seu tronco.

    Perceba que deve apoiar na seu joelho, para que no fim do movimento a carga esteja toda na sua perna, se estiver sem apoio o braço terá que segurar e a coluna terá que segurar o tranco. Vale o mesmo quando for deitar para fazer o exercício.

     Desenvolvimentos

    ombro é uma articulação que faz muitos movimentos e isso o torna mais propício à lesões.

    Em alguns exercícios como no desenvolvimento (principalmente no desenvolvimento costas) devemos tomar cuidado para o braço não rotacionar muito para trás da linha da cabeça. Se a carga estiver elevada e você não conseguir subir o peso ele irá cair atrás da sua cabeça e com certeza irá levar seu ombro junto.

    treino com segurançaEvite fazer desenvolvimento costas com cargas altas, se for o caso faça no smith e coloque a trava em uma posição mais alta.

    Procure usar halteres, porque se falhar basta solta-lo e deixar o peso cair no chão.

     Esteiras

    Grande número de acidentes ocorre na esteira, eu mesmo, com toda minha experiência, já dei meus tropicões na esteira. A esteira se torna perigosa conforme aumentamos a velocidade.

    Cuidado em correr assistindo televisão, ela irá tirar seu foco, em velocidade e direção, ainda mais se ela não estiver na sua frente.

    Cuidado com treinos de tiro na esteira, são ótimos exercícios mas se for possível faça na rua ou na bike. As pernas poderão cansar e você não conseguir abaixar a velocidade a tempo.

    Verifique também se não tem nada encostado atrás da esteira, como uma parede por exemplo. Imagine que se você cair a esteira irá te jogar para trás, se não houver um espaço para você cair, a esteira ficará raspando em você até que saía ou alguém a desligue.

    Uma boa prevenção é usar aquele prendedor vermelho com uma cordinha, que caso você caía irá desligar na hora. Não custa nada lembrar.

    Ter um treino para o seu nível

    Fazer um treino do amigo ou da influencier do momento pode não ser o ideal para você, tenha um treino personalizado para o seu nível, você terá resultado mais rápido e com menor risco de lesão. Caso você não possa contratar um personal trainer, você pode contratar uma consultoria de treino.

    Aqui na Hora do Treino, você pode encontrar o personal trainer ideal para o seu objetivo, nível e local de treino, encontre já o seu profissional e treine com segurança e qualidade, tenha uma personal trainer online.

    Essas foram algumas dicas importante e simples, que por incrível que pareça os erros acontecem o tempo todo na academia.

    Agora você já sabe como treinar com segurança? Compartilhe e siga nosso Instagram!

    Bom Treino