Treino > Treino de Potência

Treino de Potência

treino de potencia

Ser rápido e explosivo. Ter músculos potentes faz toda a diferença em qualquer tipo de esporte. Mas como fazer um treino de potência? O que define aumento de potência?

Potência muscular é a contração do músculo no menor tempo possível. Quanto maior a potência ao saltar, correr, golpear ou chutar, maior a eficiência desses movimentos. Até mesmo um ultramaratonista precisa treinar potência para aumentar a resposta muscular e resistência láctica (produção de ácido láctico, maior resistência ao ácido mais tempo o atleta suportará em atividades com intensidade muito altas).

Há muitas formas de realizar um treino de potência muscular: dentro de uma sala de musculação com pesos, levantamento de peso olímpico (LPO) ou em espaços livres como parques e praças, sendo que nesse último caso o mais comum é usar a pliometria como treinamento.

Como fazer o treino de potência muscular?

Esse tipo de atividade deve ser feita por pessoas com preparo físico de nível intermediário a avançado porque se trata de exercícios que exigem força e coordenação corporal.

Treino de PotênciaOs exercícios têm que envolver a musculatura usada em seu esporte. A intensidade da carga tem que ser de 30% a 60% de 1 RM (Repetição Máxima), as repetições vão de uma (para exercícios mais complexos como no Levantamento de Peso Olímpico) até dez repetições, lembrando que a qualidade do movimento é fundamental; isso quer dizer que se você chegar, por exemplo, na 8ª repetição sem velocidade ou “travando” devido à fadiga, deve parar o exercício. Não existe “ajuda” nesse treino!

O tempo de descanso é maior, de 2 a 3 minutos, devido a alta produção de lactato no músculo. O descanso maior permite que as próximas séries possam manter o padrão do movimento.

As séries podem variar de 4 a 10 devido ao alto nível de estresse muscular. O intervalo de treinos deve ser de – no mínimo – 48 horas, ou seja, treine no máximo 2 vezes na semana o mesmo grupo muscular.

Sabemos que potência é contrair o músculo no menor tempo possível, logo os movimentos deverão ser rápidos, explosivos e sempre coordenados, isso quer dizer que depois de vencer a resistência, o retorno à posição inicial deve ser controlado. Exemplo: em supino você faz o movimento de subida (chamado de fase concêntrica) o mais rápido que você conseguir; o movimento de descida (excêntrica) tem que ser mais gradual, sempre com o músculo contraído para evitar lesões e para propiciar um trabalho de potência mais eficiente, ou seja, trabalhando o músculo nas duas fases.

Aqui na Hora do Treino você pode ter uma consultoria de treino, uma ferramenta completa para te ajudar entrar em forma. Dicas de Nutrição, Desafios, Receitas, Controle de Medidas, Chat com personal trainer, treinos personalizados por dia. Acesse! E tenha seu treino online!

Benefícios do Treino de Potência 

Ser mais rápido e explosivo é o objetivo principal, mais isso acontece porque seu músculo responde mais rápido aos estímulos neurais.

Com o treino de potência também observamos um aumento de força e maior resistência anaeróbica lática, ou seja, você suporta ficar por mais tempo em atividades intensas. Apesar de não ser o objetivo principal, também é possível ganhar músculos (hipertrofia muscular).

Agora é só encaixar na periodização do seu treinamento e…

Bom Treino