Treino de Força – o que é e como fazer?

Treino de Força – o que é e como fazer?

Você já deve ter treinado ou visto alguém fazendo um treino de força, aquela carga altíssima, poucas repetições, tremendo e ficando roxo como se fosse explodir, mas saiba que esse treino é tão importante quanto os outros. 

Aqui no HdT já falamos sobre treino de resistência, hipertrofia, propriocepção, potência, pliometria, agora você vai conhecer o treino de força.

O treino de força se caracteriza em um treino que foca aumento do recrutamento das unidades musculares, portanto, treino de forçao corpo fará solicitação de maior quantidade de fibras musculares para que a resistência imposta ao mesmo seja vencida.

Algumas pessoas confundem treino de força com hipertrofia, apesar de ambas aumentarem a força e o diâmetro do músculo, porém um dará mais enfase do que o outro. No treino de força você irá ficar mais forte, hipertrofia você irá ficar maior.

O treino de força tem indicação para qualquer indivíduo, já que treinar força melhorará o equilíbrio, agilidade, velocidade, coordenação motora e potência. Melhorando sua performance nos treinos, em qualquer esporte ou no dia-a-dia.

Como fazer um treino de força?

Em relação à execução do treino de força, repetições, carga de peso e descanso, de acordo com a literatura vigente, o treino de força pura tem referência de 1 a 6 repetições, usando 90% a 100% da carga máxima, com repouso de 3 a 5 minutos de uma série à outra.

treino de forçaImportante lembrar que essas repetições deve ser feitas corretamente, e caso consiga mais de 6 repetições é sinal de que a carga está leve para um treino de força.

Como esse treino possui uma intensidade muito alta, deve durar entre 2 a 4 semana no máximos sempre periodizando, para que os músculos não fiquem cansados antes de serem trabalhos  e/ou não tenha o tempo de recuperação necessária, correndo o risco de sofrer lesões.

Em relação aos resultados possíveis de alcançar com treino focado em força, há melhora da condição física e da coordenação motora, ganho de qualidade de vida e velocidade, já que ficar em pé sem se apoiar, para várias pessoas representa uma vitória, e na ausência da força na musculatura eretora, as pessoas não são capazes de ficar em pé.

Um fator essencial para o sucesso do treino de força tem a ver com a alimentação, que deve incluir carboidratos, gorduras e proteínas de modo equilibrado, já que estes elementos são fundamentais à construção muscular.

A nutrição é uma característica à parte na musculação, já que assim como em tipos de treino, a nutrição deve ter organização segundo os objetivos.  Força e músculos exigem tempo para a construção, sendo preciso ter paciência e persistir.

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui
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