Levantamento Terra – O exercício completo

Levantamento Terra –  O exercício completo

Quer conhecer um exercício bem completo? Quer apesar de ser complexo pode ser feito em qualquer lugar? Esse é o Levantamento Terra, também conhecido como Deadlift.

Você já deve ter conhecido ou visto alguém fazer esse exercício, muita gente confunde esse exercício com agachamento livre ou stiff.

Seu movimento é complexo e exige muita coordenação motora e consciência corporal, porém esse também é um movimento comum no dia-a-dia, ao menos deveria ser, pois esse é movimento correto para levantar algo do chão por exemplo.

levantamento terra deadliftFazer o levantamento terra permite que a pessoa fique sempre em postura correta durante as atividades do dia-a-dia, devido a necessidade de se manter uma postura adequada em sua execução.

Novos estudos tem mostrado que a execução do levantamento terra, pelo menos 1x na semana, resultou em grande melhora no alívio de dores lombares em pacientes com discopatias (problemas relacionados aos discos intervertebrais).

O movimento do Levantamento Terra

Esse exercício não é para iniciantes, e quando for começar a praticar esse movimento comece com cargas baixas, use o espelho ao seu favor e repare na postura. Chame seu professor para saber se a postura está adequada.

Comece segurando na barra por igual, os joelhos devem estar alinhados com o quadril, flexionados e na direção da ponta do pé. O quadril fica bem para trás, calcanhares no chão. ( Se você sente dificuldade em apoiar os pés no chão, coloque anilhas de 1/2kg para apoiar os calcanhares.)

Antes de levantar, contraía bem o abdômen isso irá proteger sua lombar, mantenha coluna sempre reta.

Mantendo tronco e braços firmes, comece a fazer a extensão das pernas e do quadril, até ficar totalmente em pé. Após encaixar a postura, desça devagar flexionando os joelho e o quadril novamente, mais uma vez mantendo o abdômen firme e a coluna reta, a descida deve ser controlada.

Quando as anilhas baterem no chão ou estiverem próximo, erga novamente.

LinkVimeo: Levantamento Terra.

Músculos trabalhados no Levantamento Terra

O levantamento terra é um exercício integrado que trabalha os principais músculos do corpo, com a maior ênfase nos músculos eretores da espinha, trapézio, pernas e glúteos, além dos músculos estabilizadores dos antebraços, ombros e mãos.

Esse exercício é tão completo que podemos ver ativação de vários músculos: eretor da espinha, glúteos, quadríceps, bíceps femoral, trapézio, latíssimo do dorso, deltoide posterior, antebraço e até bíceps femoral.

Por isso esse exercício cada vez mais vem sendo usado para todos atletas de alto nível, é ótimo exercício para aumentar força e potência muscular.

Não há, enfim, melhor exercício para toda a cadeia de músculos posteriores do que o levantamento terra. Devido ao grande número de músculos envolvidos e às cargas altas que são movidas, o levantamento terra provoca um estímulo massivo no seu organismo, provocando adaptações no sistema nervoso, recrutamento muscular e metabolismo, tudo isto se traduzindo em mais condicionamento cardio-respiratório e mais massa magra, resultando em um crescimento muscular mais uniforme e equilibrado.

Uma lombar firme e forte é essencial para qualquer pessoa. Se tratando de atletas e praticantes de musculação, a lombar é fator crítico na estabilização da coluna, para o sucesso de qualquer movimento esportivo e consequentemente, para a saúde e segurança de qualquer ser humano.

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Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP