Nutrição > Pasta de amendoim: saiba mais sobre esta fonte de proteína natural e saborosa

Pasta de amendoim: saiba mais sobre esta fonte de proteína natural e saborosa

pasta de amendoim

Você está procurando um hipercalórico saudável pra ingerir no pré-treino? A pasta de amendoim é uma saída perfeita. Ou você está procurando um alimento saudável que ajude no controle do peso? Se sim, a pasta de amendoim será uma ótima opção.

Agora, se você estiver procurando um alimento pra comer antes de dormir e evitar o catabolismo… a pasta de amendoim também pode ser uma excelente opção!

Quer entender o porquê de tantos benefícios e como consumir a pasta de amendoim? É só continuar a leitura. A gente explica pra você.

Alimento nutritivo

A pasta de amendoim é um alimento altamente nutritivo. Ela apresenta uma excelente combinação de proteínas e gorduras boas (ômegas 3, 6 e 9), que auxiliam na construção muscular e na diminuição do colesterol ruim (LDL) e triglicérides.

Possui também componentes que trazem muitos benefícios à saúde. Um deles é o magnésio que ajuda a afastar as câimbras. Outro é o triptofano é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, relacionado ao bom humor. Tem também o fósforo que combate a fadiga e protege o sistema nervoso.

personal trainer online aplicativo

Além disso, a pasta de amendoim possui vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina C, vitamina A, sódio, cálcio, manganês, selênio, cobre, ferro e zinco.

Como consumir a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim pode ser ingerida a qualquer hora do dia, pura, em lanches ou como parte das refeições principais. A quantidade e a forma de ingestão vão variar de pessoa para pessoa e o nutricionista é o melhor profissional para fazer esse planejamento.

Um exemplo de refeição para comer antes do treino é um sanduíche feito com pão integral com pasta amendoim e geleia ou mel orgânico. Essa combinação diminui o índice glicêmico da refeição e, portanto evita a hipoglicemia ao longo do exercício, já que não deixa o carboidrato ser absorvido rapidamente.

De forma geral, se você busca hipertrofia, pode consumi-la como um hipercalórico, na quantidade de uma a duas colheres antes de treinar. Assim, você terá energia para executar os exercícios e proteína para auxiliar na recuperação dos músculos.

Se a preocupação for o peso, em geral indicam-se quantidades menores antes do treino ou pela manhã, pra quem quer emagrecer; e uma quantidade maior, por mais vezes ao longo do dia (inclusive no pós-treino) para quem quer ganhar massa.

Como escolher sua pasta de amendoim?

como consumir pasta de amendoimÉ cada vez maior o número de opções de pasta de amendoim no mercado. Mas, se o seu objetivo é manter a saúde em dia, o ideal é escolher um produto integral, sem adição de açúcar ou gordura vegetal. A ficha nutricional não deve ser muito diferente dessa, para uma porção de 15g:

Valor energético 94kcal
Carboidratos 2,5g
Proteínas 3g
Gorduras totais 8g
Gorduras saturadas 1,2g
Gorduras trans 0g
Fibra alimentar 1,2g
Sódio 0mg

Existem variações pensadas para atender as necessidades de quem puxa muito ferro, como a combinação de pasta de amendoim com whey protein. Mas para saber se essa é uma opção pra você, converse com seu nutricionista.

Compre sua pasta de amendoim: Clique aqui

Benefícios da pasta de amendoim

Mas, os benefícios da pasta de amendoim são ainda mais abrangentes. Um dos pontos mais positivos deste alimento é a sensação de saciedade que ele oferece, ajudando a controlar a vontade por doces. A pasta de amendoim ainda ajuda a saúde em muitos outros aspectos, veja só:

  • Melhora o humor
  • Fortalece os ossos, cabelos e unhas
  • Diminui os riscos de doenças cardiovasculares
  • Ajuda a proteger contra o mal de Alzheimer e problemas de memória
  • Previne o envelhecimento precoce

Cuidados

O amendoim pode causar alergia a algumas pessoas. Se este for seu caso, o consumo da pasta é fortemente desaconselhado.

Também é bom lembrar que independentemente dos benefícios que traz para a saúde, a pasta de amendoim é bastante calórica. Então, se você consumir sem controle, o mais provável é que venha a engordar. Então, a não ser que você estiver procurando aumento de peso, não abuse!

E então, gostou das dicas sobre a pasta de amendoim? Que tal experimentar incluí-la em sua dieta?

Gostou? Compartilhe!

personal trainer online aplicativo