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Máscaras de treino funcionam?

máscaras de treino

Você já viu ou ouviu falar das máscaras de treino? Nas últimas semanas elas reapareceram no rosto da galera com o proposito de não espalhar o vírus (covid-19) e ajudar a melhorar o condicionamento físico. Mas será que as máscaras de treino funcionam?

A máscaras de treino começaram a fazer sucesso em 2015 após alguns grandes atletas de diferentes esportes aparecerem treinando com ela.

Para que serve essas máscaras de treino?

A empresa (TRAINING MASK ®) que criou esse utensílio para melhorar sua performance promete vários benefícios:

  • Melhora no Limiar de Compensação Respiratória (PCR) – esse limiar ocorre na fase anaeróbica e seu corpo precisa eliminar mais CO2 para evitar aumentar a acidose do músculo.
  • Melhora os Limiares Ventilatórios – Em indivíduos saudáveis o Limiar Ventilatório na maioria das vezes ocorre entre (40% e 65% do VO2max) e o PCR ocorre entre (65% e 90% do VO2max)
  • Melhora a produção de potência no Limiar Ventilatório;
  • Melhora a produção de potência no Limiar de Compensação Respiratória;
  • Melhora dos níveis de GH (hormônio do Crescimento) devido à promoção de hipóxia (baixa concentração de oxigênio) durante o exercício;

O objetivo inicial da máscara era simular treinos em altas altitudes, em torno de 2500m. O treinamento em altitude traz maiores adaptações fisiológicas a aptidão cardiorrespiratória (VO2máx) na função do exercício em condição de hipóxia.

Isso ocorre porque quanto maior a altitude menor a pressão atmosférica e, consequentemente, há uma menor quantidade de oxigênio no ar. Como o ar é rarefeito, o corpo vai se adaptando cronicamente ao déficit de oxigênio aumentando a produção de EPO (eritropoietina), hormônio que ajuda na produção de células vermelhas do sangue, as quais transportam oxigênio.

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Você já deve ter reparado que atletas, principalmente em partidas de futebol, sofrem quando vão competir em altas altitudes. Essas adaptações promovem certa vantagem competitiva e levam por volta de 4 semanas de treinamento.

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Mas a máscara de treino funciona?

Infelizmente não, é o que mostra algumas pesquisas. O que se notou foi uma melhora na força e na resistência dos músculos respiratórios (principalmente intercostais internos e externos), mas nenhuma melhora no VO2máx, função pulmonar ou aumento de glóbulos vermelhos dos atletas testados. Veja as pesquisas clique aqui e aqui.

Isso porque os atletas precisam fazer mais força para respirar já que a máscara de treino restringe a entrada de ar nos pulmões e não proporciona uma condição de hipoxia, ou seja, a máscara não diminui a quantidade de oxigênio no ar, apenas dificulta sua entrada para os pulmões.

Além disso, o uso da máscara durante o treinamento de força reduz a velocidade de execução dos levantamentos, o que é negativo para adaptações de potência e velocidade muscular.

A máscara não é totalmente inútil. Para esportes de endurance pode trazer alguma vantagem, mas para simular ambientes de altas altitudes ainda é melhor treinar nesses locais.

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Bons treinos!