Nadar depois de comer – será que pode?

Nadar depois de comer – será que pode?

Na infância era extremamente comum escutarmos a frase de que não deveríamos nadar depois de comer. É uma situação extremamente chata para a criança ouvir que não poderá entrar na água depois de comer. Indo um pouco mais longe, havia também proibições de uso do chuveiro após o almoço, por exemplo.

Mas será que isso realmente faz mal? Da onde surgiu essa ideia de que não se pode fazer atividades físicas depois de comer?

Hoje iremos te explicar tudo sobre nadar depois de comer para que você possa entender se isso é verdade ou não e possa também passar a agir corretamente após se alimentar.

Pode treinar depois de comer?

Depois de comer praticamente não há nenhum problema em entrar em contato com a água. Porém, é necessário tomar cuidado com atividades físicas que exijam maior intensidade, como no caso nadar.

Nadar pode ser perigoso se você acabou de almoçar não por causa da água, mas sim por outros fatores que te explicaremos a seguir.

Quando terminamos de nos alimentar o nosso organismo dá prioridade ao processo de digestão e com isso há um maior fluxo de sangue na região estomacal.

Esse aumento de fluxo sanguíneo também ocorre quando praticamos atividades físicas, porém esse fluxo aumenta no músculo, região que está sendo forçada e assim exige mais sangue.

Dessa forma, se o estômago está exigindo mais sangue, assim como os músculos, pode ocorrer um desequilíbrio na irrigação sanguínea em vários locais do corpo, o que denominados como congestão. Isso acarreta prejuízos para a digestão e até mesmo o cérebro.

Esses prejuízos podem ocasionar problemas como mal estar, tontura, náuseas, vômitos e até a perda rápida da consciência.

A congestão geralmente não causa morte, porém pode causar desespero na pessoa que está nadando e com isso pode levar a um possível afogamento.

Além disso, é importante destacar que mesmo sendo incomum, o longo contato com uma água muito quente pode gerar problemas até mesmo sem ser necessário fazer atividade física depois de comer.

Pois, com a água muito quente ocorre um aumento do fluxo de sangue na direção da pele, em uma tentativa de esfriar o corpo e pode comprometer a digestão.

Quanto tempo eu devo esperar para nadar depois de comer?

Se você pretende entrar na água imediatamente depois de comer, sem se movimentar muito, não há problema algum. Porém é necessário ter um cuidado um pouco maior com crianças, pois é difícil controlá-las e elas podem querer mergulhar e nadar pela água, fazendo assim um esforço moderado até de alta intensidade.

Se você estiver em uma praia e o mar estiver agitado, é interessante que até os adultos esperem um pouco mais para entrar na água, pois as fortes ondas podem passar a exigir mais esforço muscular.

Por esse motivo, é recomendado que você espere ao menos uma hora para nadar depois de comer ou duas se for realizar a prática de algum esporte pesado. Além disso, é interessante que você se alimente com coisas leves, para facilitar o processo da digestão.

Em resumo…

Nadar depois de comer pode ser um problema ou não, depende da intensidade dessa atividade física. O problema não é nadar ou entrar em contato com a água após se alimentar, mas sim a intensidade e duração do exercício.

Gostou? Compartilhe! Curta nossa FanPage!

Bom treino!

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP