O que é calistenia? A nova rotina de treino que viralizou!

O que é calistenia?

Estamos há mais de um mês em 2024. Suas resoluções de fitness para o ano novo podem ter sido deixadas de lado, mas ainda dá tempo e o ano só começa mesmo depois do carnaval! Então que tal começar com a nova sensação do momento! Calistenia!

Existe uma nova tendência de exercícios que está fazendo sucesso nas redes sociais, sem a necessidade de equipamentos sofisticados ou associação a uma academia.

Mas o que é calistenia?

Calistenia é uma forma de treinamento de resistência que simplesmente utiliza o peso do seu corpo e a gravidade para fortalecer os músculos, aumentar a resistência e melhorar a mobilidade e flexibilidade gerais. Na verdade essa é uma pratica muito antiga, já comentamos mais sobre a calistenia em outro artigo aqui na Hora do Treino, confira! 

O treino é composto por movimentos comuns como agachamentos, flexões, pranchas e burpees, por exemplo. Pesquisadores afirmam que a calistenia pode ser especialmente benéfica para iniciantes que anteriormente eram mais sedentários, então é uma excelente escolha se você está apenas procurando se movimentar! Também é dito que é útil para melhorar a postura e o equilíbrio.

Embora os exercícios sejam relativamente simples, é importante que você os faça corretamente. O YouTube está repleto de tutoriais para exercícios de calistenia, mas a melhor forma sempre é ter um bom profissional para te orientar como iniciar essas atividades, uma vez que os exercícios podem ser simples e fácil e outros muito complexos e difíceis.

Embora a calistenia seja o treino introdutório perfeito para pessoas que estão começando, ela também é uma ótima adição aos treinos de Intervalo de Alta Intensidade (HIIT) e treinamento de força.

Pode ser difícil acreditar que você pode tonificar os músculos sem usar pesos, mas se inspire nos ginastas! Eles são um exemplo de como você pode ficar magro e forte apenas levantando o peso do seu corpo. Nem o treinamento com pesos nem a calistenia são particularmente “melhores” um do que o outro, depende apenas dos seus objetivos.

Quando se trata de queimar calorias, a calistenia é a opção mais eficiente, pois os exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Portanto, é melhor para queimar calorias, enquanto o treinamento com pesos contém movimentos isolados que não requerem muita energia, mas concentram mais atenção em músculos específicos.

Embora a calistenia esteja em alta agora, ela não é nova. O nome na verdade vem do grego antigo, significando “força e beleza”. A rotina de exercícios não é apenas uma moda passageira no ciclo de tendências.

Se você é alguém que prefere fazer exercícios no conforto da sua própria casa, que não quer comprar um monte de equipamentos, ou está procurando melhorar a resistência, aumentar a força muscular e impulsionar o seu metabolismo, a calistenia pode ser para você!

Bons Treinos!

Queremos fazer parte da sua evolução, rendimento e saúde, através de informação de qualidade, novidades e produtos. Quer seu artigo aqui? Entre em contato com a gente!
Rolar para cima