O crescimento das corridas de rua

crescimento corrida de rua

Correr é fácil e barato, porém é um mercado que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Vamos entender melhor o crescimento das corridas de rua e como você pode entrar nesse mercado ou até mesmo começar a correr!

Esse fenômeno, iniciado ainda no 2º semestre de 2022, representa um fortalecimento dos esportes individuais e de resistência no mundo. Com o aumento da popularidade desse esporte, surgem também oportunidades para empresas e empreendedores que desejam oferecer produtos e serviços específicos para esse público.

camiseta de treino

O mercado de produtos e serviços para corredores abrange uma ampla gama de segmentos. Um dos setores em destaque é o de calçados esportivos, com marcas desenvolvendo tecnologias avançadas para melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões. Além dos calçados, roupas e acessórios esportivos também são itens essenciais para os corredores, com tecidos tecnológicos que proporcionam conforto, respirabilidade e melhor desempenho.

Outro segmento importante é o de dispositivos e aplicativos voltados para monitoramento e acompanhamento do desempenho dos corredores, como relógios inteligentes, pulseiras fitness e aplicativos de treinamento. Essas ferramentas permitem que os corredores monitorem sua frequência cardíaca, ritmo, distância percorrida e forneçam insights sobre seu progresso e evolução.

Serviços especializados também têm ganhado destaque nesse mercado. Treinadores pessoais especializados em corrida oferecem orientação individualizada, criando planos de treinamento personalizados para ajudar os corredores a atingirem seus objetivos. Além disso, clínicas de fisioterapia e serviços de massagem esportiva têm surgido para atender às necessidades de recuperação e prevenção de lesões.

O crescimento das corridas de rua em números!

Há uma percepção geral entre especialistas que, a partir da pandemia, muitas pessoas aderiram às corridas de rua, levando a um aumento de eventos no mundo. Em São Paulo, por exemplo, o número de corridas registradas pela prefeitura cresceu em 2023, em relação ao ano anterior.

Dados de 2023 da Ticket Sports, a maior plataforma de vendas de participação em corridas, indicavam que o ano fecharia com 1,4 milhão de inscrições, uma alta de 46% em relação a 2022. A projeção de crescimento para 2024 indicava uma faixa de 20% a 30%.

Relatório da Research and Markets, empresa irlandesa especializada em pesquisas, mostra que o mercado global de roupas de corrida ultrapassará 16 bilhões de dólares até 2028, uma alta anual de 4,51%. O estudo destaca que os consumidores são cada vez mais atraídos por roupas de corrida de grife, incluindo calçados esportivos com designs inspirados em esportes.

Outro levantamento, realizado pela consultoria indiana Fortune Business Insights, avaliou o mercado global de roupas esportivas em 182,01 bilhões de dólares, em 2022. O número deve passar de 193,89 bilhões de dólares, em 2023, para 305,67 bilhões de dólares, até 2030, uma alta anual prevista de 6,72%.

A Maratona de Nova York, realizada no último dia 5 de novembro, mostrou uma demanda impressionante, como constatou a Fast Company US. A matéria relatou como a “Era dos Lockdowns” deu um grande impulso ao running. Quase todas as corridas da empresa NYRR, realizadora da maratona, foram esgotadas com uma taxa de 96% de vendas.

Em 2023, a Maratona de Nova York recebeu 153 mil inscrições para sorteio de vaga na corrida, segundo maior volume, perdendo apenas para 2019-2020, com um cenário muito mais consolidado.

Isso aconteceu aqui no Brasil também. Acompanhamos de perto a Maratona do Rio 2023, que teve suas maiores distâncias esgotadas. Vivemos também a força tremenda com que a São Silvestre voltou após a pandemia, com 32,5 mil vagas, porque é só o que cabe na Avenida Paulista, em São Paulo. No Brasil, estima-se que haja mais de 5 milhões de praticantes de corrida de rua.

Crescimento da corrida para 2024

Para 2024, a expectativa permanece sendo de crescimento, ainda que menor. Em 2023, as corridas tiveram um impulso orgânico de 13% no volume, só pela chegada natural de novos participantes. Agora, o mercado passa a ficar mais estabilizado.

A ideia é que os eventos que já existem cresçam, sem tantas criações. Fato é que há muita oportunidade. A corrida crescerá por conta de tendências sociais óbvias, como envelhecimento da população, novas necessidades da Geração Z e aposta na saúde mental como arma para melhorar a vida humana.

As barreiras são, ainda, uma certa precariedade de players importantes de parte da cadeia de fornecimento e a baixa cultura esportiva no Brasil (sem contar o futebol, que domina as verbas de patrocínio e a cobertura das mídias de massa).

Mas, de alguma forma, aos poucos, dá para dizer que esse sentimento de comunidade, a cara do segmento endurance, vai se transformando em um assunto da sociedade.

Bons Treinos

Fonte: máquinadoesporte.com.br, exame.com.br
Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima