O que é o Método Tabata?

O que é o Método Tabata?

Já treinou ou ouviu falar do método tabata? Tabata pode ser uma forma ideal de treino para você que não tem muito tempo para treinar. Veja como funciona.

O Método Tabata foi criado pelo pesquisado japonêss Izumi Tabata. O protocolo é de um treino intervalado de alta intensidade inicialmente usado pela equipe de patinação do Japão.

O treino original do método tabata tem duração de 4 minutos, onde por 20 segundos são realizados o máximo de repetições possíveis e descanso de 10 segundos, logo repetindo essa série por 8 vezes. Quando criado só se usava agachamento como o exercício, mas pode ser adaptado para qualquer exercício que envolva grandes grupos musculares.

O método tabata é apesar de ser intenso pode ser usado como aquecimento muscular, importante lembrar que se deve adaptar a intensidade e o exercício proposto no aquecimento. Aquecer no método tabata fazendo abdominal remador não vai ser o mesmo que fazer um burpee, por exemplo.

Também pode usar esse tipo de treino para sua parte principal ou no final do treino, buscando ganhar maior condicionamento.

Por que fazer treino tabata?

Izumi Tabata criou esse método com o objetivo de aumentar o condicionamento cardiorrespiratório, força e resistência simultaneamente. Os treinos HIIT (Treino Intervalado Alta Intensidade) são similares ao treino tabata e seus benefícios também.

Ambos elevam o EPOC, que significa Excesso de Consumo de Oxigênio Pós Exercício, quando realizamos uma atividade física após o término o organismo continua consumido mais oxigênio, consequentemente mais calorias para “restaurar” o sistema.

Um EPOC elevado é sinal de mais calorias consumidas após atividade física. Logo o método tabata ajuda no emagrecimento.

Quem pode fazer o método tabata?

Como você pode notar esse tipo treino não é fácil. Mas se adaptado corretamente qualquer pessoa poderá realizar. Com um personal trainer você poderá ter o melhor benefício do método tabata sem risco de lesão.

De qualquer forma não é recomendado para iniciantes. Pessoas iniciantes devem se preocupar com o padrão de movimento, ganhar coordenação motora e resistência muscular. Ao contrário desse treinamento que exige um número de repetições alta em um curto intervalo de tempo, assim o padrão do movimento ficará errado e consequentemente poderá gerar uma lesão.

Gostou? Compartilhe! Siga nossa FanPage. 

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Aulas em duplas e Avulsas - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP