Hérnia de disco e o treino

Hérnia de disco e o treino

Como é o treino para quem tem hérnia de disco? A seriedade dessa lesão leva muitas pessoas a adotar certos cuidados. No treino, os cuidados devem ser dobrados, afinal, ele faz parte do tratamento. Vamos ver como.

O que é a Hérnia de Disco?

Na coluna possuímos vértebras e entre elas o disco intervertebral. No núcleo do disco há uma substância gelatinosa (núcleo pulposo) e conforme movemos nossa coluna, os discos se ajeitam dando mobilidade e absorvendo o impacto.

Algumas razões como desvio postural, idade, genética, sedentarismo, obesidade, acidentes com impacto e movimentos errados repetitivos (até mesmo durante os treinos) são algumas possíveis causas para o desenvolvimento de hérnias.

Devido a esses fatores o disco se racha deixando vazar seu núcleo, que ao entrar em contato com a médula espinhal, provoca fortes dores, formigamento, perda de sensibilidade ou dormência, sintomas que podem variar de região dependendo do local lesionado (cervical, torácica ou lombar).

Apesar de a idade ser uma das causas, a hérnia de disco passou a ser comum também entre jovens devido à falta de atividade física, utilização de mochilas pesadas e/ou má postura.hernia de disco

Tratamento e o treino para quem tem Hérnia de Disco

Durante períodos de crise os treinos devem ser suspensos. Procure seu médico para começar o tratamento (que pode ser cirúrgico e/ou sessões de fisioterapia).

Com a liberação médica, você DEVE voltar aos treinos que terão papel preventivo evitando novas crises.

Algumas atividades que podem melhorar sua coluna:

Pilates – é perfeito para a região abdominal, lombar e pélvica pois ajuda no fortalecimento, alongamento e alinhamento da coluna;

Yoga – propicia consciência corporal, melhora a postura e flexibilidade;

– Abdominais – são essenciais já que uma das funções da musculatura do abdômen é proteger a coluna vertebral (apenas evite os exercícios de rotação ou laterais, dependendo do caso e do nível da hérnia);

Treino funcional – muito efetivo devido ao grande trabalho na região do core. O praticante deve tomar cuidados pois os exercícios precisam ser gradativos.

Alguns cuidados a serem tomados ao treinar na academia:

– ângulo do banco – evite deixar o banco a 90º. Dê uma leve inclinada, isso evitará uma compressão dos discos;

– treinar sentado – procure se exercitar em pé ou deitado, sempre contraindo o abdômen independente do exercício;

– rotação de tronco- cuidado com alguns exercícios que exigem rotação de tronco ou contração lateral como abdominais para o oblíquo, dê preferencia para exercícios isométricos;

– exercício livres – exercícios como agachamento, levantamento terra ou stiff podem ser feitos apenas por alunos avançados, ou seja, com alto nível de consciência corporal (para não piorar a lesão);

– aeróbico – antes de praticar natação ou corrida faça um trabalho de resistência, pois há um grande esforço na cintura pélvica e escapular. Se o exercício aeróbico escolhido for bike, evite deixar a coluna em 90º:  dê uma leve inclinada para frente com abdômen contraído.

Espero que você não sofra mais com essas dores e, mesmo que hérnia de disco não seja seu caso, esses exercícios ajudam a manter a coluna saudável.

Deixe seu comentário, uma dica ou dúvida, contraia o abdômen e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui
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