Qual a idade para começar a treinar?

Qual a idade para começar a treinar?

Qual idade para começar a treinar? Será que existe uma idade correta para malhar ou treinar algum esporte? Quais atividades uma criança pode fazer? E um idoso? 

Recebo muito essa pergunta: qual idade para treinar?  E se estou tentando incentivar uma pessoa mais velha escuto frases como “não tenha mais idade para isso” “já passou minha fase…” Esses comentários além de serem tristes não é a realidade.

Você pode malhar ou praticar algum esporte em qualquer idade! O mais importante é saber adaptar a atividade para sua faixa etária.

Idade para começar a treinar – Crianças (0 – 11 anos)

idade para começar a treinarNessa fase não existe um “treino”, é tudo lúdico, regras simples, movimentos básicos. Essa fase a criança fantasia, não consegue seguir regras e etapas complexas.

Fica claro que a musculação não é uma atividade para criança, mas não porque poderá fazer algum mal para o desenvolvimento dela e sim porque não há maturidade. Ela irá fazer 3 agachamentos, 2 abdominais e ficar entediada querendo correr pela sala.

Mas você pode sim colocar seu filho para treinar algum esporte (futebol, vôlei, basquete, natação, handebol, lutas…), porém a escola/clube não irá se preocupar em rendimento e competição (pelo menos não deve) e sim na formação de habilidades motoras e cognitivas.

A vantagem dos treinos para criança nessa fase é o desenvolvimento de habilidade motoras (coordenação, equilíbrio, manusear, agarrar, tempo reação…) e quanto mais estímulos ela receber melhor será.

Por isso nessa fase não se deve dar tanta importância se o chute está forte ou não, se não arremessa no lugar certo… ela deve praticar e praticar, incentive isso.

Idade para começar treinar – Adolescência (11 – 21 anos)

idade para começar a treinarAqui as habilidades básicas já estão bem formadas, agora é hora de “lapidar” nessa fase os treinos já buscam movimentos mais complexos e com maior perfeição, os jogos possuem regras complexas, o nível de competição é maior.

Nessa fase se pode treinar tudo, inclusive musculação, o grande tabu, ajudará a melhorar a postura muito prejudicada nesse período, ganhar confiança e aumento de massa magra.

Nessa fase é muito importante praticar alguma atividade física, pois nessa fase o corpo sofre várias mudanças e treinar irá trazer mais auto-confiança, coordenação e convívio em grupos.

Idade para começar a treinar –  (+50 anos)

idade para começar a treinarCada vez tem mais pessoas acima dos 50 anos e, diferente dos nossos avós que tiveram uma vida “mais ativa”, afinal não existia elevadores, escadas rolantes, e-commerces… fazendo com que chegassem aos 50, 60, 70 mais saudáveis.

Porém, hoje vimos o contrário, o sedentarismo é tão grande que cada vez mais jovens aparecem com problemas de terceira idade. Mas nunca é tarde para começar.

Quem começa a treinar nessa idade deve se preocupar em ganhar ou manter a massa muscular, entre os 50 – 60 anos a diminuição de músculo é acentuada e se não for trabalhada, começará a perder movimentos básicos como levantar de uma cadeira ou elevar o braço.

Também é importante o treino para aumento de massa óssea, para prevenir ou tratar a osteoporose, você pode ler mas nesse artigo: clique aqui.

Idades avançadas tem maior risco de problemas cardíacos, diabetes e colesterol e pressão alta, por isso a atenção no treino precisa ser redobrada.

Para quem tem mais de 50 anos, musculação é mais do que recomendado! Devia ser obrigatório. Nela podemos trabalhar todas as capacidades dando muita qualidade de vida e maior segurança durante o treino. Eu falo musculação, mas também enquadra Pilates e treinamento funcional.

Esportes também são bem-vindos, desde que não seja nenhum aventureiro, se já pratica o esporte há anos, porque parar agora né?

Porém qualquer esporte não trabalha todas as musculaturas por completo, esportes de contato tem maior risco de lesão, e se for competitivo o nível de intensidade também pode não ser muito benéfico.

Não existe idade para começar a treinar

Esse artigo foi para mostrar que atividade física é para ser feita durante a vida toda, da criança ao idoso. Acho que nem preciso falar da fase adulta.

Ser um criança ativa tende a ser um adulto ativo, um adulto ativo será mais saudável com melhor qualidade de vida. E quando chegar na terceira idade ainda terá saúde para ter independência e aproveitar ao máximo a vida.

Ou você quer ser um idoso que precisa de ajuda até para levantar da cama? Pode parecer presunção minha, mas acredite a atividade física tem um forte poder na sua qualidade de vida agora e no futuro.

Gostou? Compartilhe e…

Bom treino! 

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP