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Qual melhor temperatura para treinar? Quente ou frio?

melhor temperatura para treinar

Existe uma temperatura ideal para treinar? Melhor treinar nos dias quentes ou nos dias frios? Quais os benefícios e os riscos para o corpo? Vamos descobrir!

Fora do Brasil é possível encontrar estúdios aquecidos ou congelados com o objetivo de melhorar o rendimento ou a estética. No Brasil essa moda ainda não pegou, mas em nosso país temos os extremos: podemos treinar no calor de 40ºC ou no frio de 4ºC.

Mas qual dessas temperaturas é melhor treinar? Existe algum benefício nos extremos?

Treino em temperatura quente

O corpo humano busca manter a temperatura corporal interna em aproximadamente 37ºC. Durante o exercício, o processo de liberação de energia acaba aumentando a temperatura corporal. É muito perigoso para o organismo temperatura corporal acima de 40°C e por isso o nosso corpo tem formas diferentes para manter essa temperatura abaixo disso.

Umas das formas de fazer isso é através da sudorese, o suor. O sangue quente é mandado para região mais próxima da pele, que normalmente está 1ºC abaixo do que a temperatura do corpo (por isso no termômetro a temperatura saudável é 36ºC). Para manter a pele na temperatura, o suor evapora trocando calor com o ambiente, e é por isso que em lugares úmidos e com temperaturas muito altas é difícil para o corpo fazer essa troca, tornando a atividade extremamente exaustiva.

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Logo percebemos que não é muito recomendado atividades aeróbicas (corrida, pedalada, remo, etc.) em ambientes muito quente e úmido. Atividades anaeróbicas (como musculação) e alongamentos podem ser feitos em intensidades moderadas.

É preciso manter a ingestão de líquido (água ou eletrolíticos)  constante devido a defesa do corpo em manter a temperatura corporal. Para saber como se hidratar corretamente leia este artigo.

O corpo com temperaturas elevadas terá maior facilidade para contrair as células musculares, mas isso não quer dizer que terá maior consumo de calorias ou um melhor resultado. Estudos mostram que a quantidade de calorias queimadas em uma temperatura de 20ºC e 35ºC são as mesmas.

Músculos aquecidos também mostram maior facilidade para exercícios de alongamento e evita lesões. Portanto o importante é fazer um bom aquecimento muscular e para isso, leia este artigo.

Atividades regulares em temperaturas muito altas podem ajudar a ganhar condicionamento em atividades que também são em ambientes quentes, porém não existe um ganho extra por isso, apenas uma melhor habituação com o ambiente.

Treino em temperaturas frias

No frio a diferença entre a temperatura corporal e a ambiente é muito maior tornando mais fácil o processo da sudorese explicado acima. Muitas vezes a sudorese nem é necessária, pois o frio em contato com a pele já é o suficiente para resfriar o sangue.

Um estudo mostrou que a melhor temperatura para atividades de resistência é 10º Celsius. Em temperaturas muito baixas, o organismo sente dificuldade de manter a temperatura corporal alta e a realização da atividade física pode ser prejudicada.

No frio extremo, nosso corpo chega a tremer, contraindo e relaxando o músculo rapidamente para que ele produza energia e calor no processo. A vantagem é que mais calorias são queimadas no processo.

Outro benefício encontrado é que no frio o corpo costuma queimar mais gorduras para gerar energia. Por isso para emagrecer, a atividade física no frio pode ser muito benéfico e por essa razão vários estúdios de treino pelo mundo possuem salas especiais com temperatura de 7º C, com intuito de ajudar no emagrecimento.

Entretanto, em baixas temperaturas a contração muscular não é tão eficiente e o risco de lesão é muito maior.

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Então qual melhor temperatura para treinar?

Se seu objetivo é ganhar músculos ou melhorara flexibilidade, temperaturas mais altas trarão mais vantagens para você. Porém, se o objetivo é emagrecer ou atividades de resistência, treinar em temperaturas mais baixas pode ser mais vantajoso.

No calor deve se preocupar com hidratação e no frio deve tomar cuidado com atividades intensas para não correr risco de lesões.

Em ambos os casos o aquecimento corporal é muito necessário para preparar o corpo para o treino.

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Bons Treinos!