Evite dor nas costas – Como melhorar e proteger a coluna

Evite dor nas costas – Como melhorar e proteger a coluna

Aii, que dor nas costas…”. Você deve falar ou ouvir isso com frequência, em ambos os casos seria bom seguir algumas dicas para evitar esse sofrimento e ter sempre uma coluna saudável!

Existem inúmeras razões que levam ao desenvolvimento de problemas na coluna, desde um desvio postural, um desequilíbrio muscular, um esforço repetitivo, entre outros. Caso aconteça com você o melhor a fazer é procurar um ortopedista, lembrando que as dicas que darei agora são preventivas e ajudam a proteger a coluna.

Para evitar dor nas costas

1 – Alongamento: fazer um bom alongamento sempre é bom. Mas não pense que aquele alongamento que você faz depois do exercício é suficiente.  Alongar antes de dormir ou quando passar muito tempo sentado na frente do computador, por exemplo, é recomendado para prevenir dores lombares, veja esses exemplos de alongamento para fazer quando ficar muito tempo sentado. Alongamento para fazer sentado.

2- Aquecimento: sempre necessário antes de qualquer atividade, principalmente das que exigem movimentos da articulação da coluna. Faça movimentos com a coluna, quadril e aqueça músculos lombares e abdominais.

3- Postura: esse deve ser o mais difícil para a maioria das pessoas. Prestar atenção e corrigir sua postura no dia-a-dia previne dores na coluna, causadas por desvios posturais.

4- Fortaleça o abdômen: o abdômen não serve apenas para ficar trincado, o abdômen é um dos principais protetores da região lombar. Faça exercícios abdominais com frequência e contraia os músculos abdominais durante todos os exercícios.

5- Estabilizadores: são músculos mais internos e têm como função estabilizar as articulações. Ao trabalhá-los você adquire resistência e força, assim em momentos de maior instabilidade ela terá uma resposta mais rápida evitando lesões na coluna. Você pode trabalhá-los com exercícios de instabilidade.

6- Exercícios para lombar: poucas pessoas têm o hábito de treinar a lombar. Há muitos exercícios diferentes para isso que, embora não alterem a estética, fortalecem os músculos da coluna, prevenindo-a de dores e lesões.

Evite dor nas costas
Use ele com mais frequência, sua coluna agradece!

7- Lembre-se dela na sua atividade: quando você for praticar qualquer atividade, lembre-se da coluna. Algumas atividades como pedalar, nadar e correr exigem muito da coluna.

Os espelhos da academia são perfeitos para corrigir sua postura durante os exercícios, principalmente durante atividades que demandam muito da coluna como agachamento livre e stiff.

8- Se há dores há solução: caso você já venha sofrendo de dores ou se já sofre de algum problema na coluna, o caminho é o descrito nas dicas acima, uma vez que o tratamento para a maioria dos problemas de coluna é o fortalecimento da mesma.

Consulte seu ortopedista e depois de diagnosticado, procure seu professor para saber a melhor atividade e exercícios para você.

E você, sente dor nas costas? Costuma treiná-la com frequência?  Você pode começar sentando melhor na cadeira! ;)

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Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP