Posicionamento dos pés no pedal

Posicionamento dos pés no pedal

Sabe qual a melhor posição dos pés no pedal? E a vantagem das sapatilhas para pedalar? Nesse artigo esclarecemos essas dúvidas para você melhorar seu rendimento na bike. 

Na hora de andar de bicicleta diversos fatores podem contribuir para um melhor desempenho e mais segurança, como a qualidade dos materiais utilizados, a prática do ciclista e um ponto que geralmente não recebe tanta atenção, especialmente de ciclistas com pouca experiência: o posicionamento dos pés no pedal.

Saber qual a forma correta de posicionar os pés nos pedais da bicicleta é um dos fatores que pode fazer uma grande diferença no desempenho de um ciclista, proporcionando pedaladas mais firmes e corretas, transmitindo toda a força exercida pelo ciclista para os pedais e transformando-a em potência e velocidade, além de permitir um melhor controle do ciclista sobre a sua bike.

Além disso, o posicionamento correto dos pés nos pedais da bicicleta é um fator de grande segurança para o corpo do ciclista, pois pode ser o diferencial para se prevenir de lesões, especialmente nos joelhos, panturrilha e tornozelo, pois um posicionamento errado dos pés não transmite todo o esforço do ciclista para a bicicleta, sobrecarregando o esforço do corpo e o expondo ao risco de lesões.

O posicionamento inadequado dos pés sobre os pedais também pode gerar, por exemplo, um desgaste sobre os joelhos e tornozelos, que ficariam extremamente desconfortáveis, e resultar em lesões em ligamentos e tendões, colocando em risco a integridade do ciclista.

Desta maneira, o posicionamento correto dos pés se torna fundamental para um ciclista. Este posicionamento deve ser feito com o eixo dos pedais apoiando os pés logo antes dos dedos, mais especificamente na altura do primeiro metatarso, logo antes dos dedos do pé.

Assim, com o pedal apoiado nesta posição evita-se que seja necessário um esforço sobrecarregado sobre os músculos, especialmente da panturrilha que seriam forçados para adaptar melhor a força da pedalada no caso de um posicionamento inadequado dos pés nos pedais da bicicleta, muito à frente dos pés ou muito atrás.

posicionamento dos pés para pedalarVantagens do uso de sapatilhas para pedalar

Uma das formas de se facilitar o posicionamento correto dos pés nos pedais da bicicleta é o uso de sapatilhas  para pedalar, que são usadas por todos os atletas profissionais e de alto desempenho, exatamente por esta facilidade que proporciona aos ciclistas durante as pedaladas.

As sapatilhas, por serem mais leves, exigem menos força do ciclista para transmitir sua força e a potência gerada pelo esforço físico para os pedais, sendo assim muito melhores para as pedaladas.

Porém, mais do que isso, as sapatilhas propiciam um melhor encaixe dos pés nos pedais pela maior sensibilidade dos pés com os pedais, não havendo a distância gerada pelos tênis, por exemplo.

Desta forma, com as sapatilhas, é muito mais fácil que se perceba quaisquer erros no encaixe dos pés nos pedais, podendo ser corrigidos os erros de posicionamento antes que prejuízos às pedaladas e ao corpo possam surtir efeitos indesejados.

Outra vantagem do uso das sapatilhas para pedalar é a possibilidade de se utilizar pedais com clipes, que são os encaixes que prendem a sapatilha ao pedal evitando que o pé deslize durante os movimentos das pedaladas saindo do posicionamento adequado.

Assim, com as sapatilhas fixadas nos pedais o desempenho do ciclista em suas pedaladas será sempre o melhor possível, transmitindo o máximo de seu esforço aos pedais sem que este esforço seja excessivo e desperdiçado, como poderia acontecer com a movimentação dos pés sem este tipo de encaixe.

No entanto, mesmo com as sapatilhas e o uso do encaixe é preciso que se adapte os pedais e os tacos (clipes que prendem as sapatilhas aos pedais) para que o posicionamento dos pés seja o ideal para o ciclista.

Além disso, existem tacos que permitem um pequeno espaço para movimentos laterais, que não permitem que o pé saia da posição correta mas alivia a pressão sobre os joelhos, devendo ser analisado pelo ciclista qual o melhor tipo de encaixe a ser utilizado para os mais diversos fins.

Assim, com um posicionamento correto dos pés nos pedais da bicicleta e o auxílio das sapatilhas que podem contar ainda com os encaixes, o desempenho dos ciclistas e sua segurança contarão com um melhor desempenho e mais tranquilidade no momento de suas pedaladas, seja em competições, treinamentos ou até mesmo para o lazer e exercício físico sobre sua bike.

Talvez a sapatilha para pedalar não seja a melhor opção para você que usa a bicicleta como transporte ou lazer, mas com um bom tênis antiderrapante e sabendo a posição ideal para colocar seu pé no pedal, poderá melhor muito o seu rendimento prevenindo lesões.

Gostou? Então compartilha! E…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui
CREF: 0859033-G/SP

error: Não copie! Compartilhe! Entre em contato se quiser um artigo nosso.