Quando se trata de atividade física, surge muitas dúvidas e muitas lendas. Você já deve ter ouvido alguns mitos de academia. Saber quais são pode fazer diferença no seu rendimento e no resultado.
Musculação engorda? É possível direcionar o treino para perder gordura em apenas uma parte do corpo? A musculação pode deixar a mulher com corpo de homem? Exercícios abdominais queimam gordura da barriga?
Essas são apenas algumas dúvidas que afligem a vida de quem começa a fazer academia, mas não tem muito conhecimento sobre a prática.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo os principais mitos de academia, ou seja, fatos que ouvimos na academia, mas que estão longe de ser verdade. Vamos conferir os principais deles?
8 mitos de academia
1. Fazer musculação engorda
Certamente o maior mito de todos: “a musculação engorda”.
O mito é alimentado pelo fato de que, geralmente, quando começamos a fazer musculação, logo percebemos um aumento de peso na balança. Esse aumento quase sempre está relacionado ao ganho de músculos, ou seja, de massa muscular magra.
Quando nos dedicamos à musculação é comum que a gordura seja transformada em massa. Como os músculos pesam mais do que a gordura, o aumento do peso é normal – e não representa que você engordou, mas muito pelo contrário.
Por outro lado, pesquisas apontam que os exercícios de resistência melhoram o funcionamento do metabolismo basal, principal responsável pelo gasto calórico. Não à toa, a musculação NÃO engorda e ainda reflete em emagrecimento.
Você pode ler mais sobre esse assunto nesse artigo que escrevi sobre: Emagrecer na musculação.
2. Não pode correr no dia do treino de perna
Outro mito alimentado nas academias é que em dia de treino de perna não se pode correr.
Na realidade, correr não trará problema algum para o indivíduo, muito pelo contrário: a atividade proporcionará fortalecimento aos músculos da perna e queima de calorias.
Saber seu objetivo e qual da atividades dar mais ênfase é mais importante. Veja mais nesse artigo: Esteira ou Musculação
3. Alongar antes do treino é fundamental
Grande mito. Fundamental antes do treino é apenas o aquecimento, visto que assim o sistema cardiovascular se prepara para exercícios que exigem dele maior resistência. Esse aquecimento pode ser de 5 a 10 minutos de esteira antes do treino.
E quando realizar o alongamento? Após os exercícios.
Conheça mais sobre os alongamentos nesse artigo: Flexibilidade e Alongamento
4. Fazer exercícios abdominais queima e define barriga
Outro grande mito diz respeito à realização de exercícios abdominais para a queima e definição da região.
Esses exercícios, apesar de diminuírem gordura assim como quaisquer outros, visam o aumento da resistência cardiovascular.
Por outro lado, se o seu objetivo é queimar calorias desta e de outras regiões do corpo, é preciso se dedicar aos exercícios aeróbicos, como é o caso da corrida, dança, aulas de luta, jump, spinning e outros.
Quando houver queima de gordura, aí sim: se prepare para ver os músculos da barriga aparecerem!
Você pode ver mais sobre como definir o abdômen nesse artigo: Treino de Abdômen
5. “No pain no gain”
Há também o mito do ‘no pain, no gain’, que na tradução literal significa “sem sofrimento, sem ganhos”.
É claro que sentir um pouco de desconforto durante ou depois da realização dos exercícios é normal. Mas se a dor for excessiva e prolongada, este pode ser um sinal de exercícios mal executados ou realizados em excesso.
Saiba mais sobre os motivos das dores após os treinos: Dores musculares
6. É possível direcionar a perda de gordura
Mito. Os exercícios levam a queima de gordura no corpo como um todo. Sendo assim, não é possível controlar onde ela ocorrerá, mas uma coisa é garantida: com treino e alimentação equilibrada a perda de gordura acontecerá em todo o corpo, o que é ainda melhor.
Para comprovar, recentemente um estudo foi realizado ao longo de 12 semanas com indivíduos que treinaram apenas um lado da perna. Ao final do experimento, a queima de gordura havia sido idêntica em ambas as pernas.
Veja a melhor forma de queimar gordura corporal: Frequência cardíaca de treino
7. Levantar peso vai deixar a mulher com corpo de homem
Um dos mitos que mais aflige o público feminino é de que o corpo construído na musculação é um corpo masculino.
Grande bobagem. A musculação, mesmo quando praticada todos os dias e em todos os grupos musculares, não é capaz de deixar a mulher masculinizada –muito pelo contrário, já que auxiliará no emagrecimento e no fortalecimento muscular.
8. É preciso poucas repetições para ganhar massa e muitas para emagrecer
Grande mito. O treino de hipertrofia, com poucas repetições, também aumenta o emagrecimento. Por outro lado, treinos com muitas repetições também induzem a hipertrofia quando realizados de forma intensa.
Sendo assim, não há como generalizar. Em qualquer treino intenso de musculação o consumo de oxigênio no pós-treino aumenta as taxas de metabolismo basal, resultando, em todos os casos, na queima de calorias.
Veja a diferencia entre o Treino de Força e o Treino de Resistência.
Agora você já conhece alguns mitos de academia, que vire mexe escutamos por aí. Fato é, que cada vez mais novos estudos descobrem algo novo e/ou derruba crenças antigas ou até novas, porque não.
Gostou? Compartilhe! Se tem mais algum mito que gostaria de desvendar deixa no comentários, siga-nos no Facebook e…
Bom Treino
- Como ser professor de Beach Tennis? - 28 de novembro de 2023
- Receitas com Whey Protein – Prepare agora mesmo! - 23 de novembro de 2023
- 9 Dúvidas que todo mundo tem quando começa a treinar! - 13 de setembro de 2023