Sauna e banho de gelo – O que é terapia de contraste?

terapia de contraste

Terapia quente ou frio, terapia de contraste ou a famosa sauna e banho de gelo, atividade antiga, mas que está ficando famosa no mundo do treinamento e dos esportes.  A terapia de contraste, é uma técnica de recuperação antiga que consiste em alternar entre temperaturas quentes e frias. A história da terapia de contraste remonta às civilizações antigas, como Grécia e Roma, onde banhos quentes e frios eram usados para tratar várias condições de saúde. No século XIX, a terapia de contraste foi desenvolvida como um método terapêutico moderno e foi amplamente utilizada em tratamentos de hidroterapia.

Eles têm aumentado em popularidade devido ao endosso de postagens de alto perfil na internet por pessoas como “O Homem de Gelo” Wim Hof e o podcaster Joe Rogan.

camiseta de treino

O Cientista e comunicador Dr. Karl Kruszelnicki diz que há alguns benefícios na terapia quente e fria, mas a ciência por trás de algumas das alegações mais sensacionais é, na melhor das hipóteses, “morna”.

Nos tempos atuais, a terapia de contraste tornou-se popular entre a comunidade atlética para reduzir inflamação e dor, na forma de alguns minutos na sauna seguidos de um mergulho no banho de gelo conhecido como fogo e gelo.

Os benefícios da terapia de contraste

Combinar uma sauna com um banho de gelo é uma maneira eficaz de melhorar a circulação, reduzir a inflamação, acelerar a recuperação muscular e elevar o seu humor. O calor da sauna faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que melhora o fluxo sanguíneo e reduz a inflamação. Dr. Karl disse que a terapia quente a longo prazo tem alguma utilidade, pois pode abrir os vasos sanguíneos e remover metabólitos como ácido láctico.

sauna e banho de gelo
O frio do banho de gelo faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, o que melhora a circulação e reduz a dor muscular. Essa alternância entre temperaturas quentes e frias ajuda a melhorar a recuperação geral e reduzir o risco de lesões. Dr. Karl disse que a exposição ao frio é benéfica para cortes, dor muscular e osteoartrite.

No entanto, ele disse que muitas alegações não são respaldadas por evidências científicas sólidas. “Há algum grau de utilidade na terapia quente ou fria para certos tipos de lesão por 20 minutos de cada vez, mas especificamente apenas para essas”, disse Dr. Karl.

“O frio reduz a inflamação, sim, mas às vezes você quer um pouco de inflamação porque pode atuar como um anestésico local e é bom para lesões recentes, entorses e tendinite.”

Dr. Karl disse que o irmão gêmeo idêntico de Wim Hof mostrou alta tolerância ao frio, o que sugere que a notável tolerância ao frio de Wim Hof era genética e não desenvolvida ao longo do tempo.

Sauna ou banho de gelo primeiro?

Usar uma sauna é incentivado, já que tanto o calor quanto o frio trabalham em vias semelhantes e as culturas nórdicas têm feito isso por milênios. No entanto, a evidência para maximizar os benefícios metabólicos sugere começar pelo quente e terminar pelo frio e, em seguida, reaquecer naturalmente.

Dr. Karl disse que as pessoas devem ter cautela ao mudar dos extremos de quente para frio. Ele disse que em ambientes muito quentes os 100.000 quilômetros de vasos sanguíneos na pele humana se abrem apenas para fechar rapidamente quando o corpo é mergulhado no gelo. No caso oposto, ao passar de um extremo frio para quente, Dr. Karl disse que a pressão sanguínea poderia cair tão rapidamente que a vasodilatação temporária era induzida e a pessoa desmaiava.

Isso é importante para pessoas que desejam aumentar o metabolismo e ativar a gordura marrom, pois o aquecimento em saunas ou salas quentes interromperá esse benefício. O processo de reaquecimento natural encoraja o corpo a se adaptar, terminando em saunas que desencorajam essa adaptação de nosso metabolismo.

Saunas e banhos de gelo são ótimas ferramentas tanto para recuperação quanto para saúde geral. As saunas mostraram melhorar a saúde cardiovascular, enquanto os banhos de gelo mostraram reduzir a dor muscular e a inflamação. Usá-los juntos como terapia de contraste pode ter um impacto poderoso na circulação e recuperação do corpo.

No entanto, é importante consultar um médico ou fisioterapeuta antes de iniciar uma rotina de terapia de contraste, especialmente se você tiver alguma condição de saúde subjacente.

Queremos fazer parte da sua evolução, rendimento e saúde, através de informação de qualidade, novidades e produtos. Quer seu artigo aqui? Entre em contato com a gente!
Rolar para cima