Bodyweight – Treinando em qualquer lugar

Bodyweight – Treinando em qualquer lugar

Desculpas para não treinar todos nós temos. Hoje vou apresentar uma modalidade que vai deixar muita gente envergonhada por dizer que não treinou: Bodyweight, treinando em qualquer lugar. 

Bodyweight, no Brasil conhecido com “calistenia” é uma forma de treino que usa o próprio peso corporal ou utensílios do dia-a-dia. Não requer pesos livres ou máquinas com cargas e é uma modalidade mais comum em escolas, na ginastica olímpica e nas forças armadas.

Você já deve ter feito alguma vez flexão de braço, barra livre, agachamento, tríceps banco, abdominal prancha ou o burpee, para nomear alguns. Exercícios comuns que são usados até em academias. Você lembra da sensação quando os realizou? Foi bem difícil, não é?

Esses exercícios são praticados há muitos anos e, com o tempo, foram aprimorados e tiveram outros métodos e modelos criados e incorporados à prática.

Hoje em dia esses exercícios estão nas academias, em salas de ginástica, no crossfit, no treinamento de atletas, em todos os esportes e pode agora estar na sua casa.

Benefícios do Treino Bodyweight 

bodyweightTreinar bodyweight tem vantagens únicas;

  • Não há necessidade de um local específico;
  • É de graça;
  • Pode ser feito em qualquer horário.

Os argumentos acima já fazem com que o bodyweight esteja à frente de muitas outras atividades. Agora, o mais importante para o seu corpo:

– Coordenação – a maioria dos exercícios requer consciência corporal, dessa forma, conforme você evolui, sua coordenação melhora também;

& #8211; Força – Dependendo do exercício e de como for realizado, a força passa a ser um benefício. Exemplo: Você faz 30 flexões de braço (é nítido que trata-se de um treino de resistência), porém, se a flexão de braço for com um braço só, você não alcançaria 4 repetições. Assim você passa a treinar flexões apenas com uma mão em vez das duas;

– Resistência – todos os exercícios, por usarem o peso do próprio corpo, com o tempo tornam-se de resistência, já que a força aumenta gradativamente. Voltando ao exemplo acima, antes de fazer 30 flexões talvez você não aguentasse fazer 10. Algo que somente a pratica aprimora;

– Potência – Sim, também é possível praticar explosão muscular nesses exercícios com saltos e movimentos rápidos;

– Perda de Gordura – Não são exercícios fáceis, dessa forma, proporcionam um alto consumo calórico, resultando no aumento de massa magra e diminuição da massa gorda!

O treino Bodyweight

Os exercícios precisam evoluir gradualmente pelo aumento de repetições e de dificuldades. Você pode ter uma série de exercícios para fazer em dias que não conseguir ir para academia, treinar na sua própria casa ou quando viajar por um longo período.

Pode também incluir alguns dos exercícios do bodyweight em seu treino da academia e, talvez ter um treino complementar para realizar no parque aos fins de semana.

O vídeo abaixo mostra exercícios para iniciantes e sua evolução para pessoas mais avançadas. Apesar de ser no parque, todos eles podem ser feitos em casa, basta improvisar: uma barra, bancos, degraus, cadeira. Seja criativo, não é tão difícil.

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Eu costumo usar muitos desses exercícios com meus alunos, principalmente com os que treinam em condomínios onde as academias são carentes de equipamentos. Os resultados são incríveis. Superar a carga do próprio corpo é importante, quase essencial.

Se você ainda se sente perdido para começar fazer um treino nesse estilo, temos nossa assessoria de treino, os professores montam um treino para você, que através de um aplicativo terá acesso aos exercícios, vídeo e imagem e frequência.

Está mais do que comprovado que esses exercícios funcionam e sim, você deve e pode fazê-los. Que tal começar agora? Compartilhe e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui
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