Flexão de braço – como fazer?

Flexão de braço – como fazer?

Flexão de braço é um exercício muito versátil que pode ser adequado para praticantes iniciantes até os mais avançados. Se para você flexão de braço é algo sobrenatural, esse artigo pode ajudá-lo a melhorar o seu treino. 

Qualquer lugar que tenha sido escolhido para o seu treino, casa, clube, academia, parque e até na escola, esse exercício é passado. Em quase todos os esportes (futebol, lutas, vôlei, natação, ginástica) esse exercício é usado em alguma fase do treinamento,

O nome do exercício é flexão de braço, mas o movimento principal é a extensão do cotovelo e se assemelha ao movimento do supino, como você viu no post sobre Treino de Peito.

como fazer flexão do braçoO movimento da Flexão de Braço

Por sabermos que o movimento da flexão de braço se assemelha ao do supino, podemos deduzir que o principal músculo trabalhado é o peitoral, mas há diversas variações da flexão de braço onde o peitoral pode ser o menos ativado, mas vamos ver isso mais para frente.

Além do peitoral, a flexão ativa os ombros, tríceps, abdômen, músculos dorsais e glúteos. Surpreso? Para se manter naquela posição tradicional vários músculos têm que ser contraídos.

Para fazer esse exercício corretamente seus braços devem estar alinhados com seu peitoral e abertos em uma posição que seus cotovelos dobrem aproximadamente até os 90 graus.

Os cotovelos por sua vez devem ser flexionados voltados para fora – os detalhes da posição das mãos e o movimento dos cotovelos são importantes, pois se ambos estiverem fechados a força principal passa para o tríceps, o que dificulta ainda mais o exercício.

flexão do braçoO exercício começa com uma flexão do cotovelo até que o peitoral chegue a dois dedos do chão (lembre-se de que amplitude é importante em todos os exercícios) e volte à posição inicial com a extensão do braço, mantendo o tronco firme, sem deixar o quadril cair.

Variações da flexão de braço

As variações desse exercício são essenciais. Podemos deixá-lo mais fácil para que seja possível para qualquer um (exato, qualquer um pode começar a flexão de braço) e devemos ir aumentando os graus de dificuldade com o passar do tempo.

Inúmeras variações (do básico ao avançado) são possíveis nesse treino, como apresentadas no vídeo a seguir. (Inscreva-se nosso canal do Youtube) Pratique dentro do seu condicionamento e vá criando dificuldades aos poucos.

Algumas dicas:

  • sempre contraia o abdômen: é importante para evitar lesões na lombar;
  • descidas devem ser feitas devagar: quando estiver descendo no movimento (chamada de fase excêntrica) mantenha a resistência;
  • cuidado com lugares escorregadios, principalmente para realizar flexões que incluam saltos;
  • use materiais que acrescentem desafios como medicine ball, fitball, bosu, TRX ou materiais que facilitem o movimento como elásticos e bancos.
  • aqueça os ombros: é importante ativar todas as musculaturas envolvidas, principalmente a dos ombros – em um treino de explosão, imagine o impacto que eles absorvem;
  • não tenha pressa, você vai conseguir tenha paciência e pratique!

A flexão de braços é uma atividade muito versátil que pode ser praticada em diversos ambientes. Academia lotada ou chuva agora não são mais desculpas para não ir treinar!

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Bom Treino

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Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP

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