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Treino de Glúteo

treino de gluteo

Esse é um dos músculos mais exigidos, pelas mulheres, nas academias. Apesar do apelo estético esse é um músculo importantíssimo para corridas e saltos, fazendo diferença no seu desempenho.  Mas será que você está fazendo seu treino de glúteo corretamente? 

Os músculos dos glúteos se caracterizam uns dos de maior dificuldade para fortalecimento, pois são músculos que geram vários movimentos.

O músculo Glúteo

Temos vários músculos na região do quadril, mas vamos falar de 3 músculos que são bem ativos nesse tipo de treino, o glúteo máximo, glúteo médio e o glúteo mínimo.

O glúteo máximo está na parte posterior do quadril, o mais visível, seu movimento é de extensão, forçar a perna para trás e rotação lateral do quadril.

O glúteo médio está na parte lateral  do quadril, seu movimento é de abdução da perna, abrir a perna lateral e rotação medial.

O glúteo mínimo está na parte interna do quadril, seu movimento é igual do glúteo médio, abdução e rotação medial com uma leve ajuda na flexão do quadril. Por ser um músculo mais profundo e próximo da articulação é importante treina-lo para evitar lesões.

Veja com mais detalhes os músculos da parte posterior do quadril, neste link.

Treino de Glúteo

Assim, a orientação do educador físico é essencial no momento da seleção da atividade para glúteos que traga resultados. E quando se fala em treino de glúteo, a atividade mais usada se resume ao agachamento.

treino de glúteoO agachamento é um ótimo treino para essa região, pois como vimos um dos movimentos é a extensão do quadril, quanto mais profundo for o agachamento maior será a ativação desse músculo.

Este já foi denominado de rei das atividades, já que além do trabalho de glúteos, também vai fortalecer coxas e CORE. A única indicação é a cautela em relação à postura, pois os movimentos podem gerar lesão na coluna e nos joelhos se forem executados de forma inadequada.

Leia o nosso artigo sobre agachamento e procure seu professor quando necessário.

Alguns outros exercícios como elevação de perna com caneleira, elevação de quadril ou máquinas, não são tão eficientes como o agachamento, isso ocorre porque a carga imposta e a amplitude do movimento é bem maior e mais completa no agachamento.

treino de glúteoEntão eu não devo fazer mais os outros exercícios?

Deve sim! Porém devem ser usados nos momentos corretos, como iniciantes ou retornando aos treinos, pessoas com alguma lesão no joelho, como condromalacia, que não podem fazer agachamentos profundos, movimentos específicos como de lutas.

É importante saber que não adianta colocar uma caneleira enorme e não fazer um agachamento correto achando que está treinando muito o glúteo.

Bom treino!