Treino de Propriocepção

Treino de Propriocepção
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O que é um treino de propriocepção? Sempre achamos que temos muito equilíbrio, resistência e consciência corporal. Mas basta sermos colocados em uma superfície instável para que tudo isso desapareça na hora em que mais precisamos.

Propriocepção no treino

Como nome diz, propriocepção é a percepção de posicionamento que o corpo tem no espaço, também conhecido como cinestesia. Essa percepção só é possível graças a sensores neurais (pressorreceptores) e ao sistema nervoso que recebem informações e rapidamente mandam uma resposta.

Um bom exemplo é quando pisamos no Bosu. Ao pisar, nosso o pé entorta e automaticamente contraímos os músculos para endireitarmos o pé e recuperar o equilíbrio. Esse estímulo provoca uma maior consciência corporal, protege as articulações e coordena melhor os movimentos.

Provavelmente na segunda vez em que você subiu no Bosu pareceu bem mais fácil. Treino de propriocepção é indicado para todos, sim todos! E proporciona muitos benefícios como:

– Prevenção de lesões: a resposta aos estímulos passam a ser mais rápidos, as articulações (ligamentos e tendões) ficam mais resistentes e fortes. Assim, caso você pise em uma pedra durante uma corrida, por exemplo, a musculatura responderá rapidamente e a articulação suportará a carga até que o movimento seja corrigido. Ideal para atletas de todos os esportes e para terceira idade;

treino de propriocepção– Consciência corporal: a medida que o corpo se adapta a esses estímulos, os movimentos passam a ser melhor coordenados e você sentirá com mais precisão sua posição e postura.

Para iniciantes de atividades físicas a consciência corporal é importante, pois só depois de adquiri-la poderá fazer movimentos mais complexos como agachamento, stiff, dumbell press, desenvolvimento livre;

– Equilíbrio: com maior consciência corporal, coordenação e resposta mais rápida aos estímulos, o equilíbrio só poderia aumentar também. Muito importante para atletas, principalmente os que praticam esportes de muito contato físico e para terceira idade que com tempo tem essa habilidade prejudicada.

– Recuperação de lesão: a propriocepção é muito usada por fisioterapeutas para a recuperação de lesões, o que acabou transferindo um certo preconceito ao mundo das academias pois os praticantes de atividades físicas passaram a achar que esses exercícios eram indicados apenas para quem estivesse em tratamento.

Se essa era sua impressão, espero que tenha mudado de opinião depois de ler esse post.

Ou seja se você é um aluno iniciante, avançado ou atleta (não importa o esporte que pratica), se está na terceira idade ou em recuperação, a propriocepção sempre irá te ajudar.

Os exercícios do treino de propriocepção

Não são exercícios do Cirque de Soleil, macaquice ou treinamento para parkour (comentários que ouço frequentemente rss, porém os três têm um alto nível de cinestesia). No treino de propriocepção os exercícios devem ser instáveis, isso quer dizer que devem gerar um certo desequilíbrio, porém em ambiente controlado.

Muito comum usar alguns equipamentos para facilitar essa instabilidade como:  jump, fit ball, bosu, balance disc, medicine ball e TRX. Porém há exercícios que não requerem tais equipamentos como atividades com um pé só, abdominais prancha, agachamento e stiff unilateral.

Os exercícios possuem dificuldades diferentes e cabe a seu professor orientá-lo. Devido ao grau de instabilidade, algum exercício pode causar o efeito contrário e gerar uma grave lesão. Os exercícios também devem ser planejados para que não sobrecarreguem alguma articulação ou musculatura.

E você já fez um treino de propriocepção? Quer fazer um? Treine Conosco

Deixe um comentário, tire sua dúvida, equilíbrio e…

Bom Treino

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Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP

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