Você está se sabotando? Veja 5 formas de auto-sabotagem no treino

Você está se sabotando? Veja 5 formas de auto-sabotagem no treino

Todos os humanos têm um potencial incrível. Infelizmente poucos de nós alcançamos o nosso potencial por completo. Isso pode ocorrer por vários motivos, mas principalmente por auto-sabotagem sem nem saber que está fazendo isso. Será que você está? 

Veja 5 formas de auto-sabotagem que você pode estar cometendo no seu treino.

1 – Metas erradas

Normalmente você cria uma meta, “quero emagrecer 10kg”, e muitas vezes os prazos são curtíssimos, “em 2 meses”, logo percebe que as chances de isso ocorrer será baixa então vem a frustração e os treinos se encerram. O correto é buscar metas simples, desafiadoras e alcançáveis.

Você pode ver mais nesse artigos sobre metas para emagrecer, como criar uma meta efetiva. Coloque metas que sejam prazerosas, “quero treinar para fazer um prova de montanha”, “quero fazer barra fixa”, “aprender a pular corda”.

Todos os objetivos acima são alcançáveis, a saúde, o ganho de massa muscular, o emagrecimento serão consequências e quando o alcançar mude de objetivo!

2 – Se comparar

Seres humanos fazem isso o tempo todo, nos comparamos com os outros, seja na carreira, na vida amorosa, na familiar e claro no físico. Com as redes sociais isso parece ter ficado mais frequente, o que tem gerado em muitas pessoas frustração e/ou depressão por se sentirem “estagnadas”.

É uma péssima ideia você se comparar com outras pessoas, pela simples razão que cada um tem um estilo de vida, cada organismo responde de uma forma, biotipos e objetivos diferentes. Você pode se inspirar em alguém mas querer se comparar é uma péssima ideia.

Quer se comparar com alguém, se compare com você mesmo!

auto-sabotagem no treino3 – Falta de paciência

Você está treinando super empenhado, alimentação correta faz a avaliação física e parece que não teve resultado. Ou quando começa ver diferença surge uma lesão que deixa de molho por um tempo. Te deixando irritado e não retornando aos treinos.

O resultado só virá com o tempo. O que é 1 semana parado, se você treinar o ano inteiro, o que será 2 dias de descanso se você treina a semana inteira.

Querer resultados rápidos é perigoso e frustrante. O treinamento e a alimentação é algo que sempre será ajustado e alguns momentos do treinamento você verá mais resultados e em outros não. Tenha paciência.

4 – Inconsistência

Quantas pessoas você conhece que já pagaram a academia e só apareceram um tempo depois para cancelar. Ou começam e param sempre uma atividade nova. A falta de consistência nunca irá trazer resultado algum. E aquela sensação de fracasso por começar e não seguir te perseguirá.

Você pode entender mais no artigo sobre frequência de treino. A inconsistência pode estar relacionado com as metas erradas e a falta de paciência. Por isso, quando decidir seja firme e vá até alcançar seu objetivo!

5 – Expectativa alta

Isso é bem comum nos iniciantes, estão empolgados com a nova rotina, compram roupas e utensílios para usar no treino, os primeiros meses começa evoluir. Mas depois a evolução já não é tão mais rápida, as cargas já não sobem tão rápido, correr mais kms parece impossível…

Estar empolgado é ótimo, mas achar que logo de início você irá virar um atleta não é uma boa ideia, tenha o “pé no chão” e saiba dar um passo de cada vez. Nosso organismo não responde na mesma velocidade que a nossa expectativa.

E você? Está se auto-sabotando? Conte para nós!

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Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP