Como é a preparação física para o atleta de Esports

treino gamer esports

Cada vez mais cresce competições de Esports, e esses atletas precisam ter rotinas rigorosas como de atletas profissionais. Se sua imagem de um Gamer é de uma pessoa sedentária sabia que está muito errado. Vamos ver como deve ser a preparação física para o atleta de Esports.

camiseta de treino

Esses atletas precisam ter muito:

  • foco – alguns segundos desviando a atenção e pronto a derrota é iminente;
  • tempo de reação – popularmente chamado de reflexos, mas saiba que tempo de reação é agir conscientemente por milésimos de segundos;
  • controle emocional – quem nunca ficou nervoso, irritado ou sem reação enquanto perdia um jogo;
  • resistência física – muitos dos jogos podem levar horas para acabar, sem resistência física logo aparecerá as dores no punho, ombros, coluna, pescoço e até quadril.

Fica nítido que não basta ser um bom gamer é preciso ter uma boa rotina de treinamento se quiser ser campeão, e vou mostrar como a atividade física pode ajudar os gamers nesse jogo.

Mas antes vamos ver os benefícios da atividade física.

Os benefícios da atividade física para atletas de Esports

Atividade física possui inúmeros benefícios e dependendo do treino que você escolher fazer dará preferência mais para um benefício do que para outro, vamos para prática.

  • Atividades aeróbicas (corrida, bike, natação…) – são excelentes atividades cardiorrespiratórias, isso aumenta sua capacidade de absorver oxigênio, demandando menor atividade cardíaca em situações de estresse.
  • Treinos funcionais – são ótimas atividades para ganhar resistência muscular, aumentar coordenação motora, aprimorando a qualidade dos movimentos e prevenindo lesões. Em treinos funcionais também é possível trabalhar tempo de reação e exercícios aeróbicos.
  • Musculação – Ótima atividade para aumentar a resistência muscular, musculação também ajudará aumentar a força podendo aprimorar as outras atividades físicas.
  • Pilates – excelente atividade principalmente para aqueles atletas que sentem dores na coluna ou nos braços, pilates aumentará a resistência muscular, principalmente da região do CORE, aumentará também a flexibilidade, muito prejudicada nesses atletas devidos as longas horas na mesma posição.

Um ponto importante, todas atividades físicas citadas acima liberam hormônios e enzimas que ajudam a diminuir a ansiedade e aumentar o controle emocional em momentos de estresse.

Porém nem todas as modalidades podem ser benéfica se você for um gamer profissional ou busca ser, algumas atividades que eu não recomendaria:

  • Crossfit – crossfit é muito bom, porém é uma modalidade mais rústica, isso quer dizer que é comum ferimentos nas mãos devido as barras e cordas, além de ser uma atividade de alta intensidade que demanda muita energia, podendo te deixar muito cansado ou com dores em dias de competição
  • Esportes – Principalmente esportes de contato eu deixaria de fora se você for um gamer profissional, o risco de lesão por contato aumenta nesses esportes, podendo te prejudicar em dias de competição

Preparação física para Gamer de Esports

Agora que vimos alguns requisitos físicos para um atleta de Esports, e alguns benefícios de algumas modalidades, vamos para a parte prática. A seguir vou dar alguns exemplos práticos, mas cada preparação física deve ser personalizada para cada atleta.

Antes de passar horas sentadas o Gamer deve ter uma rotina de exercícios de alongamentos e/ou mobilidade articular, principalmente dos membros superiores e coluna. Esses tipos de exercícios relaxam as articulações, tornando a musculatura mais ativa.

Ainda antes de iniciar os treinos no game é importante fazer exercícios de respiração, isso aumentará a oxigenação para o cérebro, diminuindo a ansiedade e aumentando o foco.

Para atividades físicas cada atleta deverá ter sua rotina na modalidade que gosta mais, eu recomendo fazer pelo menos 4x na semana, colocando atividades de resistência muscular como a musculação alinhado com atividades aeróbicas como corrida. Essas atividades físicas devem durar entre 30-90 minutos no máximo.

Essa rotina alinhada com uma boa alimentação, de preferência acompanhado de um nutricionista, você verá grandes resultados na sua performance. Para quem estranhou a nutrição também será importante, além de ser um alinhado para atividade física, alguns alimentos poderão te deixar sonolento, diminuindo o foco, ou causando uma certa indigestão durante os jogos e você não vai querer isso né?

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Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
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