Como ser um personal trainer?

como ser um personal trainer?

Umas das profissões que mais cresce no Brasil é o Personal Trainer, ser personal é uma ótima opção para uma boa remuneração na área da educação física, mas alguns passos são importante para atuar nessa área e assumir 100% o papel de personal trainer, vamos ver como ser um personal trainer! 

Tornar-se um personal trainer envolve uma combinação de educação formal, certificações, experiência prática e habilidades interpessoais. Separei alguns passos que eu fiz para ser um personal trainer, não foi um caminho fácil, mas é muito compensador, financeiramente e qualidade de vida.

Como ser um personal trainer?

Formação e Certificados

No Brasil é necessário ter Bacharel em Educação Física ou Esportes, e ser registrado no CREF – Conselho Regional de Educação Física, se você não possuir o CREF as academias não irão permitir que você atue como Personal.

Sobre a área da Educação Física explico melhor em outro artigo as áreas que esse profissional pode atuar.

Caso você busque ser especialista em alguma área como: preparação para atletas, terceira idade, gestante… será preciso fazer pós-graduação.

É interessante, mas não obrigatório ter alguns certificados como primeiros socorros e o RCP (Reanimação Cardiopulmonar), caso ocorra alguma fatalidade com seu cliente você saberá como atuar e poderá dar uma maior assistência. Esses certificados são importantes fazer presencialmente, pois aqui a prática é necessária.

Experiência necessárias

É muito importante ter experiência na área que você quer atuar, ou seja, quer ser personal trainer de atletas é preciso trabalhar com atletas antes, e para isso é necessário fazer estágio na área ou buscar trabalhar mesmo como auxiliar de profissionais que já atuam.

Ter experiência é importante para ter mais segurança e atuar mais profissionalmente, podendo assim conquistar mais clientes do seu objetivo.

Uma pratica não muito comum é se oferecer voluntariamente para aprender e fazer networking, mas infelizmente essa pratica não é comum, pois as empresas e profissionais temem tomar processos trabalhistas.

Ter experiência te ajudará a ser conhecido na área, fazendo um networking e podendo mais facilmente encontrar clientes para seu serviço.

curso para ser personal trainerDesenvolvimento de Habilidades

Ao se tornar personal trainer você será um profissional liberal, ou seja, atuará praticamente sozinho, tendo que conquistar clientes, lidar com as finanças, cuidar de alguns processos administrativos e claro sempre se atualizar para entregar um bom serviço.

Destaco algumas habilidades que farão toda a diferença no seu trabalho:

  • Conhecimento em Anatomia, Fisiologia e Biomecânica: Compreenda o funcionamento do corpo humano para criar programas de treinamento eficazes e seguros.
  • Habilidades de Comunicação: Desenvolva habilidades interpessoais sólidas para se comunicar eficazmente com os clientes e motivá-los.
  • Conhecimento em Nutrição: O personal trainer não pode passar planos de nutrição ou algo similar, esse papel é do nutricionista, mas aprenda o básico da nutrição para fornecer orientação sobre hábitos alimentares saudáveis.
  • Marketing Digital: Atualmente entender sobre como se posicionar no marketing digital é importante tanto para manter a comunicação com seus clientes e futuros clientes.

Se manter atualizado é fundamental e caso você queira se destacar nessa área recomendo você assinar a escola Personal Trainer Academy, onde você terá excelentes profissionais de diferentes especializações trazendo novos assuntos para você estar sempre atualizado. Clique aqui e confira!

Lembre-se de que o sucesso como personal trainer não só depende do conhecimento técnico, mas também da capacidade de motivar e inspirar seus clientes. Construir relacionamentos sólidos e adaptar-se às necessidades individuais dos clientes é crucial para o sucesso a longo prazo.

Muito sucesso e bons treinos! 

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima