Treino > Como definir o abdômen para o verão?

Como definir o abdômen para o verão?

definir o abdômen

A hora de se preparar para o verão é agora! Então vamos perder barriga e definir o abdômen!

A região abdominal é composta basicamente por cinco músculos: oblíquo interno e externo, transverso abdominal, reto abdominal e piramidal, que juntos têm várias funções como postural, proteção, movimentação e respiração.

Dicas para perder barriga

Alimentação: Além de todas as funções ditas acima a região abdominal é o principal local onde se encontra células adiposa (principalmente nos homens), portanto, diminua a ingestão de gordura! Uma alimentação adequada nos horários corretos diminuirá o acúmulo de gordura.

Aeróbio: Pratique sempre uma atividade aeróbia, já que esse tipo de exercício utiliza  gordura como fonte de energia, reduzindo gorduras localizadas. Procure variar as atividades aeróbias: um dia faça caminhada, outro dia natação, algumas pedaladas, danças, lutas.  Se você ainda pensa que aeróbio queima músculo, já expliquei isso em um post anterior (Esteira ou Musculação), faça os treinos na intensidade e no tempo corretamente e os resultados virão.como definir o abdômen

Postura: O abdômen é um dos principais músculos posturais, muitas pessoas tem certa saliência na região abdominal não por um alto nível de gordura, mas por má postura. Fique de perfil, olhe sua postura no espelho e sinta como está seu abdômen. Provavelmente relaxado. Acertei? Agora contraia o abdômen, repare em sua postura.

Você notará que sua postura ficou imediatamente melhor e aquela barriguinha saliente sumiu (ou diminuiu bastante). Comece praticando essa dica agora, até o verão você estará mais consciente de sua postura e com abdômen menor.

Aqui na Hora do Treino você pode ter uma consultoria de treino, uma ferramenta completa para te ajudar entrar em forma. Dicas de Nutrição, Desafios, Receitas, Controle de Medidas, Chat com personal trainer, treinos personalizados por dia! Acesse! E tenha seu treino online!

Treino para definir o abdômen

Depois de tornar as dicas acima parte de seu cotidiano, vamos ao treino! Treinar o abdômen é fundamental e precisa ser frequente. Os músculos abdominais são feitos basicamente de fibras tipo I, aqueles de resistência, lembra? Portanto faça mais repetições em exercícios mais básicos.

Trabalhe todas as regiões abdominais, aqueles cinco músculos. Faça movimentos laterais, de flexão de tronco, flexão de quadril e rotação abdominal.

Quanto maior a instabilidade e a amplitude do exercício, maior será a ativação e o trabalho muscular, ou seja, aquele exercício abdominal curtinho que você faz deitado no colchonete com os pés apoiados no chão, logo perderá a eficiência. Comece a criar instabilidades, como tirar os pés do chão ou fazer no fit ball.

Exercício de instabilidade também envolve a região do CORE, que melhoram a postura.

Lembre-se de que os exercícios de instabilidade podem gerar lesões na coluna se não forem realizados da forma correta. Procure seu professor para analisar seu movimento.

Fazer abdominais não perde barriga! Mas é importante para fortalecimento, melhorando a postura e aumento de massa magra que assimilado com aeróbico (queima de gordura) resulta na tão sonhada definição muscular.

Pratique essas dicas durante o ano inteiro, não espere os dois últimos meses para o verão.

Para ajudar eu fiz um vídeo com alguns exemplos de exercícios do iniciante ao avançado. Se inscreva no nosso canal do Youtube.

E você já está “trincado” para o verão?! Deixe seu comentário, compartilhe…

Bom Abdominal!