Esteira ou Bike? Escolhendo a atividade aeróbica

Esteira ou Bike? Escolhendo a atividade aeróbica

Sempre rola aquela dúvida no aeróbico: Esteira ou bike? Qual perde mais gordura? Qual é o melhor para o meu joelho? Posso fazer os dois? 

Esteira ou bike, escolhi essas duas atividades porque são as mais acessíveis, seja na academia, condomínio e até mesmo no parque, porém ao invés da esteira a corrida e no lugar da bike ergométrica é uma bike tradicional.

Ambas são atividades aeróbicas e teremos os benefícios do aeróbio que você pode ler nesse artigo (clique aqui), entretanto elas possuem algumas diferenças que podem ser muita importantes para você.

As diferenças entre Bike e Esteira

Apesar das diferenças parecerem óbvias, irei citar algumas que podem fazer diferenças no seu treino:

Esteira

  • Como toda boa corrida, a esteira possui impacto, por mais  tecnológica que ela seja, com amortecedor e etc, vai ter impacto. O impacto de uma corrida, apesar não ser extremamente forte, é constante e todo o seu corpo irá sentir. Se você não possuir uma boa passada e massa magra para suportar esse impacto, poderá ter dor no joelho, quadril, costas e até no ombro.
  • A velocidade é constante, diferente da bike onde para alcançar a velocidade X você precisa pedalar até ela. Na esteira você só precisa apertar o botão e correr, isso pode ser bom em alguns momentos, afinal te obriga a correr, mas pode ser perigoso caso você escorregue ou se desequilibre. Pode ocorrer também de virar um bloqueio, como um medo de aumentar mais a velocidade por achar que não vai aguentar, por isso é importante praticar também no bom e velho chão.
  • Correr na esteira exige maior coordenação. Movimentar braços, elevar o joelho e contrair o abdômen, pode parecer fácil, mas muita gente corre errado, o que pode gerar lesão. Na bike o movimento é guiado, a coordenação exigida é bem menor.esteira ou bike
  • Na esteira você usa mais grupos musculares, isso significa maior consumo calórico, mas o que irá fazer a diferença na queima calórica é a intensidade do exercício que você pode ver nesse artigo (clique aqui).

Bike

  • Na bike ergométrica você fica sentado o tempo todo, apesar de não ter impacto, a coluna pode sofrer também devido a postura, pedale com a abdômen contraído. O quadril também pode sofrer, bancos impróprios ou mal conservados podem pressionar e incomodar dois ossos do quadril, chamados Isquios. O banco da bike ergométrica deve ser largo e sempre estar firme.
  • Pedalar é muito fácil, porém se feito da forma errada provocará lesões. Quando pedalar, os joelhos devem sempre estar apontados para frente, não deve fechar nem abrir durante o movimento. Olhe também a altura do banco, quando estender o joelho ele deve ficar levemente flexionado.
  • Os braços ficam livres na bike, isso é uma  boa vantagem, caso você queira ler, mandar uma mensagem, ver seu treino, mas não desfoque! Lembre-se que para queimar gordura a intensidade é o principal e na bike se você não pedalar ela não progredi.

bike ou esteiraQual devo escolher? Esteira ou bike?

Para escolher entre elas é importante saber seu objetivo. Se você busca melhorar sua corrida para as provas de fim de semana, então vá de esteira. Porém se emagrecer é o que você busca, deixo abaixo algumas dicas e passos que uso até mesmo com meus alunos.

  • Se você nunca treinou comece pela bike. Seu corpo não irá sofrer com o sobrepeso, irá ganhar resistência e condicionamento;
  • Se você possui alguma lesão no joelho, como condromalacia, ou na coluna, como hérnia de disco, faça a bike quando liberado pelo médico. A esteira, devido ao impacto e a dificuldade de ver o movimento, pode piorar as lesões;
  • Se você não tem lesão faça o que mais motiva-lo! Os dois não motivam? Acha monótono? Faça os dois, divida o tempo entre eles, isso é até bom para queimar mais gordura, pois o estímulo fica mudando.

Gostou? Já escolheu entre esteira ou bike para seu aeróbio? Compartilhe e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP