Futebol Americano – História, regras e o treino

Futebol Americano – História, regras e o treino

Um esporte de muita força, estratégia e de lances incríveis, se você já assistiu algum jogo de futebol americano já ficou de boca aberta para velocidade, explosão e precisão desse esporte. Saiba mais sobre o futebol americano nesse artigo. Um esporte de alto rendimento, mas que na prática envolve muita estratégia e conquista de território. Podemos definir desta forma o futebol americano, um dos esportes que mais crescem no Brasil, e que a cada ano, conquista cada vez mais os brasileiros.

Desde o início do século XXI, o esporte passou a ter mais audiência, muito por conta da National Football League (NFL), que é a principal liga da modalidade, amada com muita intensidade nos Estados Unidos.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal inglês “The Independent”, em 2015, o Brasil já é o terceiro país que mais acompanha a NFL, atrás apenas do México, e obviamente, dos Estados Unidos.

Como surgiu?

O futebol americano surgiu com a inspiração de outros dois esportes bastante populares em todo o mundo, e criados na Inglaterra: o rugby e o futebol da bola redonda, como conhecemos.

Os ingleses tentaram levar esta modalidade aos Estados Unidos no século XIX, mas as universidades americanas trataram de criar suas próprias regras, diferentes do rugby e do futebol. A primeira vez que houve um jogo de futebol americano foi em 1867, entre as universidades de Harvard e McGill.

futebol americano historiaAinda no século XIX, universidades norte-americanas passaram a disputar campeonatos, até hoje o futebol americano universitário é um sucesso nos Estados Unidos. Em 1920, foi dado um passo importante rumo à profissionalização, a criação da NFL.

A liga viveu alguns períodos de altos e baixos, com times indo à falência e outros surgindo constantemente.

A NFL sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, quando muitos jogadores e técnicos deixaram o esporte para combater. A partir dos anos 50, o futebol americano se tornou um esporte amado em todo o país, e em 1967 surgiu o Super Bowl, um novo formato de decisão que elevou o patamar de toda a NFL.

Hoje, a NFL está muito bem estruturada. A maior parte dos 32 times está entre os mais ricos de todo o mundo, considerando todos os esportes. Os principais ídolos atuais são os jogadores Tom Brady e Aaron Rodgers. Entre lendários atletas já aposentados estão Joe Montana e Peyton Manning.

futebol americano regrasPrincipais regras do esporte

O futebol americano tem inúmeras regras. O livro com todas elas tem centenas de páginas. Mas há as principais. Por trás de todos os encontrões, passes e corridas, há muita estratégia envolvida.

Seu campo de jogo é um retângulo com 120 jardas (109,73m) de comprimento por 53¹/³ jardas (48,76m) de largura. São 100 jardas em disputa, nesta busca por territórios entre ataque e defesa, e 10 jardas nas extremidades do campo. Em campo, são 11 jogadores para cada lado, separados entre ataque, defesa, e times para situações de chute. Eles vão se alternando ao longo do jogo, com o ataque de um enfrentando a defesa do outro.

O ataque precisa avançar 10 jardas em quatro tentativas, seja por passes ou correndo com a bola. A jogada termina do ponto onde terminou o lance anterior.

Se o ataque conquistar estas 10 jardas, continua com a posse de bola, e tem mais quatro tentativas de avançar. Se a defesa impedir este avanço em quatro tentativas, seu time terá a bola daquele ponto, para que seu ataque inicie sua caminhada.

O objetivo principal é chegar com a bola em mãos no fundo de campo, para garantir o “touchdown”, que dá seis pontos, que podem render um ponto extra com um chute, ou dois pontos em uma conversão, um mini-touchdown.

Outras formas de se pontuar é com um “field goal”, um chute longo entre as traves que estão no fundo do campo, valendo três pontos, e o “safety”, que é quando o time de ataque é derrubado no seu próprio plano de gol. Vence quem fizer mais pontos.

Treinamento para futebol Americano

Qualquer pessoa pode praticar o futebol americano, independentemente de sua altura e peso. Seu perfil atlético é o que define em qual posição jogar.

O treino físico tem como principal função aumento de força para ser capaz de segurar o adversário, potência para ter reação rápida seja para desviar ou segurar o adversário e agilidade para correr o mais rápido possível. Por isso é comum você atletas de futebol americano fazendo treinamento de levantamento olímpico, crossfit e musculação.

Treinamento funcional para esses atletas entram para aumento de agilidade, coordenação e prevenção de lesões. É preciso ter muito preparo pois o futebol americano possui muito contato físico forte, o que aumenta consideravelmente o risco de lesões.

No Brasil vem crescendo o número de times e a procura por locais onde treinar, talvez na sua região já deva existir um time em crescimento.

O futebol americano é um ótimo esporte, seja para se praticar ou para acompanhar. É muito mais que força física é um espaço onde há muita estratégia e vontade de vencer. Vale a pena ver este esporte.

Gostou? Compartilhe e…

Bom treino! 

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP