8 de Maio de 1903. George Hébert comanda a evacuação da cidade Saint Pierre, um vulcão se inicia no Monte Pelair e provoca a morte de mais 30 mil pessoas. Esse acontecimento deixa George abalado, talvez mais pessoas pudessem ter sido salvas, se estivessem preparadas…
Abalado com a tragédia, George Hébert achava que poderia ter sido salva muitas vidas, se houvesse maior preparo físico e maior altruísmo nas pessoas. Nasceu assim o Método Natural.
George Hébert – o criador do Método Natural
George Hébert foi um marinheiro francês e observava tribos indígenas africanas, sem nenhum tipo de ginástica específica, eles eram mais fortes e resistente apenas com convívio com a natureza.
Também foi altamente influenciado por movimentos naturista de médicos e pedagógicos que estavam em alta na época, assim George Hébert se tornou o percurso do treinamento via método natural que influenciou e influencia várias gerações e treinamentos. O próprio Parkour surgiu através da filosofia do método natural.
Segundo seu percursor, nosso corpo tem 10 capacidades que precisam ser exploradas:
- Marchar;
- Correr;
- Saltar;
- Movimento quadrúpede;
- Escalar;
- Equilíbrio;
- Carregar e arremessar pesos;
- Levantar pesos;
- Lutar (Defender-se);
- Nadar.
O método de George Hébert não fica somente nas capacidades físicas, também era preciso ter coragem, força de vontade, frieza e firmeza. Por isso suas atividades eram em meios naturais e muitas vezes de risco como escalar pedras, carregar troncos e saltar de árvores.
Ele também propõem que você deve ser “forte para ser útil”, assim durante o treino tinham que carregar pessoas e ajudar os outros a superar certos desafios.
Naquela época a educação física era voltada para pratica de desportos ou para atividade militar, Hébert afirmava que:
“O problema da educação física não é encarado visando inicialmente a necessidade e a possibilidade de produzir o trabalho natural ou fundamental, e sim programas que venham contemplar apenas a ginástica e o desporto”
Se inscreva no nosso canal do Youtube
Regras fundamentais do Método Natural de Treino
Hoje em dia, temos a atividade física voltada por questões de estética e esportiva, esquecemos de trabalhar nossas outras capacidades e evoluir de uma forma natural. Será que você seria capaz de escalar um muro em uma situação de perigo? Mesmo levantando todo aquele peso na academia será bem difícil e talvez até impossível, porque aquele movimento não é natural para você.
Apesar do método natural parecer que a pessoa vai se enfiar na floresta, enfrentar obstáculos, passar horas correndo e carregando toras, mas não é bem assim, existem alguns princípios orientadores e regras fundamentais para fazer uma aula baseada no método natural de George Hébert, e estes são:
- estabelecimento das regras e princípios do trabalho;
- continuidade do trabalho;
- trabalho por alternância de esforços contrários;
- ordem de sucessão dos gêneros de exercícios e graduação de intensidade do trabalho;
- o início e o fim da aula;
- dosagem da quantidade do trabalho e individualização dessa dosagem;
- regulação das durações;
- flexibilidade do trabalho e relaxamento muscular;
- atitude correta e respiração ampla;
- liberdade completa de ação de cada indivíduo;
- trabalho controlado pelo relógio;
- emulação e auto-emulação.
Essa é uma excelente filosofia, e um ótimo método. Você também pode sair do tradicional. Pode começar treinando no quintal de casa, você não precisa de uma academia.
Bom Treino