George Hérbert – O Método Natural

George Hérbert  – O Método Natural

8 de Maio de 1903. George Hérbert comanda a evacuação da cidade Saint Pierre, um vulcão se inicia no Monte Pelair e provoca a morte de mais 30 mil pessoas. Esse acontecimento deixa George abalado, talvez mais pessoas pudessem ter sido salvas, se estivessem preparadas…

Abalado com a tragédia, George Hérbert achava que poderia ter sido salva muitas vidas, se houvesse maior preparo físico e maior altruísmo nas pessoas. Nasceu assim o Método Natural.

George Hérbert – o criador do Método Natural

George Hérbert foi um marinheiro francês e observava tribos indígenas africanas, sem nenhum tipo de ginástica específica, eles eram mais fortes e resistente apenas com convívio com a natureza.

Também foi altamente influenciado por movimentos naturista de médicos e pedagógicos que estavam em alta na época, assim George Hérbert se tornou o percurso do treinamento via método natural que influenciou e influencia várias gerações e treinamentos.  O próprio Parkour surgiu através da filosofia do método natural.

Segundo seu percursor, nosso corpo tem 10 capacidades que precisam ser exploradas:Método Natural

  1. Marchar;
  2. Correr;
  3. Saltar;
  4. Movimento quadrúpede;
  5. Escalar;
  6. Equilíbrio;
  7. Carregar e arremessar pesos;
  8. Levantar pesos;George Hérbert
  9. Lutar (Defender-se);
  10. Nadar.

O método de George Hérbert não fica somente nas capacidades físicas, também era preciso ter coragem, força de vontade, frieza e firmeza. Por isso suas atividades eram em meios naturais e muitas vezes de risco como escalar pedras, carregar troncos e saltar de árvores.

Ele também propõem que você deve ser “forte para ser útil”, assim durante o treino tinham que carregar pessoas e ajudar os outros a superar certos desafios.

Naquela época a educação física era voltada para pratica de desportos ou para atividade militar,  Hébert afirmava que:

“O problema da educação física não é encarado visando inicialmente a necessidade e a possibilidade de produzir o trabalho natural ou fundamental, e sim programas que venham contemplar apenas a ginástica e o desporto”

Hoje em dia, temos a atividade física voltada por questões de estética e esportiva, esquecemos de trabalhar nossas outras capacidades e evoluir de uma forma natural. Será que você seria capaz de escalar um muro em uma situação de perigo? Mesmo levantando todo aquele peso na academia será bem difícil e talvez até impossível, porque aquele movimento não é natural para você.

Apesar do método natural parecer que a pessoa vai se enfiar na floresta, enfrentar obstáculos, passar horas correndo e carregando toras, mas não é bem assim, existem alguns princípios orientadores e regras fundamentais para fazer uma aula baseada no método natural de George Hébert, e estes são:

  • estabelecimento das regras e princípios do trabalho;
  • continuidade do trabalho;
  • trabalho por alternância de esforços contrários;
  • ordem de sucessão dos gêneros de exercícios e graduação de intensidade do trabalho;
  • o início e o fim da aula;
  • dosagem da quantidade do trabalho e individualização dessa dosagem;
  • regulação das durações;
  • flexibilidade do trabalho e relaxamento muscular;
  • atitude correta e respiração ampla;
  • liberdade completa de ação de cada indivíduo;
  • trabalho controlado pelo relógio;
  • emulação e auto-emulação.

Essa é uma excelente filosofia, e um ótimo método. Você também pode sair do tradicional. Pode começar treinando no quintal de casa, você não precisa de uma academia.

Bom Treino

banner post

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP

Artigos Relacionados