Whey Protein – O que é e como tomar?

Whey Protein – O que é e como tomar?

Praticantes de atividades físicas e atletas muitas vezes recorrem a suplementos para complementar a alimentação. Na maioria dos casos esse suplemento é o famoso Whey Protein. Mas você sabe o que é Whey Protein?

O que é  Whey Protein?

Whey Protein é o nome comercial que foi dado à proteína do leite, extraída de seu soro no momento da fabricação do queijo. Além de ter grande quantidade de proteína, seu valor biológico é muito alto. (Para quem não sabe, valor biológico é uma escala que determina a eficiência nutricional. Quanto maior o valor, mais proteína o corpo irá reter).

Outra grande vantagem do Whey é o baixo teor de gorduras e carboidratos. Já é possível encontrá-lo com teor de lactose zero, o que é ótimo para os intolerantes a essa substância.

Esse suplemento rico em proteína traz vários benefícios para o organismo. O mais óbvio e conhecido é o aumento da massa muscular, que ocorre devido à concentração de aminoácidos específicos (menor estrutura da proteína) que ajudam na construção muscular, também chamada de síntese proteica. Com uma recuperação mais rápida e com músculos mais desenvolvidos o desempenho físico aumenta.

O whey protein também auxilia na redução da gordura corporal por conter níveis muito baixos de gordura e estimular um aumento da massa muscular. Dessa forma, o organismo passa a usar a gordura corporal acumulada para promover o metabolismo, veja mais sobre como emagrecer na musculação, clique aqui. Outros benefícios podem variar de acordo com o produto.

whey protein como tomarComo tomar Whey Protein?

Na maioria dos casos o Whey Protein é consumido pós-treino. Há muitas formas de tomar seu shake, porém, para aproveitar ao máximo o suplemento, a maneira recomendada é a ingestão com água.

Há quem prefira com leite. Se seu Whey for com teor zero de lactose, não é indicado que o dissolva no leite, mas, se essa for mesmo sua escolha, dê preferência ao desnatado.

Por que não indico que seja diluído no leite? Um dos principais diferenciais dessa proteína é a velocidade de absorção pelo organismo, alguns produtos podem levar até 15 minutos, saiba mais os tipos de whey protein, clique aqui. Ou seja, nesses poucos minutos a proteína chega ao seu músculo.

Porém, se você o tomar com leite, essa vantagem se perde já que o organismo passa a querer fazer a digestão do leite, atrasando todo o processo.”

Talvez você ache o gosto do Whey Protein artificial. Nesse caso, a dica é batê-lo com uma fruta e água. Frutas são carboidratos simples (de rápida absorção), você acabou de treinar e precisa repor proteínas e carboidratos que foram utilizados para dar energia durante o treino. Assim você terá o máximo de proteína, aproveita a vantagem da absorção rápida aliado a um ótimo sabor.

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A melhor profissional para te indicar qual whey protein tomar é uma nutricionista esportiva.

Tem dúvidas? Pergunte! Gostou? Compartilhe! Aí é só comprar seu Whey Protein e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP