Saúde > Riscos da Obesidade – causas e riscos da nova epidemia mundial

Riscos da Obesidade – causas e riscos da nova epidemia mundial

riscos da obesidade

Uma epidemia mundial assusta o governo de vários países desenvolvidos e emergentes, e não há vacina porque não há vírus nem bactéria. Não está na água, nem no ar. Na comida… Talvez. A obesidade se tornou uma epidemia mundial, vamos ver as causas e os riscos da obesidade.

Apesar do choque, essa é a realidade atual, inclusive no Brasil. Estar acima do peso ou ter umas gorduras localizadas, pode não significar muito para saúde, mas um acúmulo em excesso de gordura, pode acarretar em vários problemas.

Causas da obesidade

Deixo você adivinhar qual a principal causa dessa epidemia. Acertou quem falou, maus hábitos. Cada dia que passa buscamos sempre facilidades para ganhar mais tempo.

Hoje eu não preciso sair de casa para fazer compras, compro pela internet, e claro, compro comidas congeladas que não são nada nutritivas. É só colocar no microondas que em menos de 2 minutos está pronto, posso também telefonar que uma bela pizza com refrigerante chega rapidinho, posso ir com meu carro em um drive-thru e tiro um gigante hambúrguer com batatas-frita. Pelo menos umas vez no mês você dever ter feito isso.

Existem outras causas que ajudam a segurar aquela gordurinha, como problemas endócrinos, metabólicos e a genética, nesses casos a luta para ficar no peso será maior. Entretanto o mau hábito, rotina ou aquele mau costume que passa e nem reparamos durante o dia, será determinante para que no final do mês, acumulemos alguns quilos a mais de gordura.

O problema não está em comer uma comida mais gordurosa, pois, de vez em quando é bom ou até mesmo não temos mesmo alternativas, mas fazer isso uma rotina, isso sim  vira um problemão.

Hoje todos os produtos comercializados vêm com os valores nutricionais e sabemos da importância da atividade física, aquela história que você está cansado de ouvir. Mas porque será que esta ficando difícil ficar longe da palavra “obesidade”?

Resultado de uma nova cultura da sociedade, que vem afetando desde infância e explode na fase adulta. O estresse, que nos faz comer compulsivamente; o sedentarismo, não gastando a energia que passa a ser estocada; a má alimentação, sem horário para comer ou preferências para “junk foods”, são exemplos clássicos de erros que em algum momento da vida você já cometeu  e que não deve se tornar um hábito.

Claro que nem sempre a obesidade está concentrada somente no estilo de vida, distúrbios hormonais muitas vezes são a grande causa, ou muitas vezes um puxa o outro, por isso que para abaixar o peso se torna tão difícil e em alguns casos requer ajuda médica. (Veja mais sobre os Hormônios da Obesidade).

Porém a obesidade afeta sua saúde de diferentes modos, vamos ver alguns riscos da obesidade.

causas da obesidade

Os riscos da obesidade

Já ouviu aquela frase “aqui se faz, aqui se paga”, pois bem, no nosso caso você pode pagar caro. Irei mostra algumas consequências que esse hábito pode resultar na sua vida ou no fim dela:

Uma pequena lista, entretanto, cada um deles pode virar doenças mais graves em cadeia com maior probabilidade de câncer, derrame cerebral (AVC), trombose, varizes.

Lembrando que não é só da obesidade que pode ocorrer essas doenças, mas é um grande fator. Isso explica a preocupação enorme da OMS (Organização Mundial da Saúde) com a epidemia, e os altos gastos em saúdes por parte governos.

Os riscos da obesidade são sérios e podem trazer consequências altas para sua qualidade de vida. Vamos viver mais, mas acho que você quer viver com qualidade correto?

Essa preocupação com a obesidade deve começar desde da infância.

Infância X obesidade

O fato de adultos terem uma rotina sedentária é mais comum, é mais “aceitável”, afinal temos que trabalhar para pagar contas, cuidar das crianças, cuidar da casa e várias outras desculpas que de certa forma é compreensível. Por outro lado crianças pelo mundo estão ficando mais sedentárias, resultado disso: o elevado número da obesidade infantil.

obesidade infantilAlguns problemas de uma criança acima do peso, é a maior probabilidade de ser um adulto obeso tendo posteriormente mais dificuldade para lutar contra o excesso de peso e ter maiores chances de adquirir problemas de saúde (descritos acima) mais cedo na vida, além de estar propenso a problemas psicológicos, maus hábitos e relutância a atividades físicas, dentre outras.

Alguns dos culpados por isso é a tecnologia, como internet e games cada vez mais realistas e viciantes além da  preferência para alimentos nada saudáveis como doces e salgados industrializados. Mas os mais culpados são os pais. São eles o responsáveis em criar a rotina de seus filhos, hoje existem crianças com mais tarefas do que muitos adultos, rodeadas de tecnologia,  guloseimas e estresse. Hábitos ruins na infância, resultam em hábitos ruins na fase adulta.

Estar acima do peso, não é sinal de uma pessoa não saudável existem sim gordinhos cheios de saúde por ai, mas ter maus hábitos pode se torna uma bomba relógio.

Mais do que estética, isso é saúde! Não tem nada mais triste do que ver um parente, um amigo, ou pior, a si mesmo sofrendo com as consequências da obesidade.

Tive alunos que só tiveram a consciência de mudar seu estilo de vida, após o primeiro infarto ou outra complicação séria onde o médico fala: “ou você muda tudo… senão seus dias estarão contados…”, felizmente hoje eles vivem super bem. Mas as vezes… pode ser tarde de mais e não é necessário passar por um susto desses tão jovem para perceber que junk food não é tão gostoso assim…

Agora você conhece algumas causas e os riscos da obesidade! Gostou? Compartilhe e…

 Bom Treino