Dores na corrida

Dores na corrida

Você pode ser iniciante, amador ou avançado, mas em alguma fase você pode acabar sentido dor. Vamos entender melhor algumas dores na corrida.

Sempre existe o risco de lesão durante a prática de atividades físicas e os esportes de impacto como a corrida, aumentam as possibilidades. A maioria das lesões é causada pela falta de preparo ou falta de prevenção já que o impacto da corrida afeta toda estrutura corpórea. Mas, como preparar o corpo para suportar tal impacto?

Onde se sente mais as dores na corrida? 

-Tornozelo: uma lesão comum na região do tornozelo é a inflamação do tendão de Aquiles. Vários fatores podem ocasioná-la como sobrepeso, excesso de treino, encurtamento do tendão ou treinamentos em circuitos com inclinações excessivas.

Para preveni-la é preciso fortalecer a região do tornozelo e panturrilha com exercícios funcionais, musculação e alongamento pós-treino.Dores na corrida canela

– Stress no tibial medial: é uma dor na parte frontal da perna, conhecida também como canelite.  Normalmente ocasionada por falta de fortalecimento da tíbia, também é muito comum pessoas com pisada pronada. (Veja qual é seu tipo de pisada: clique aqui)

Exercícios para o fortalecimento da tíbia são importantes para a prevenção e tratamento da lesão. Evite correr em inclinações quando sentir dor.

– Joelho: existem várias lesões possíveis nessa região, não vou falar de nenhuma específica, mas a maioria é ocasionada por encurtamento e desequilíbrio muscular, excesso de exercício, intensidades altas e sobrepeso.

Para prevenir quaisquer lesões ou dores nessa região, faça exercícios de fortalecimento, propriocepção (exercícios com alta interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação), alongamentos e o que poucos fazem: trabalho unilateral.

-Coluna: são comuns principalmente para iniciantes, normalmente são sentidas na região lombar e podem ser provocadas por algum desvio da coluna, má postura durante a corrida, músculos estabilizadores da coluna e abdominal sem força e resistência.

Para amenizar a dor alongue constantemente. Para prevenir fortaleça a região abdominal e lombar e faça sessões de RPG em caso de postura.

-Pés: dor nos pés são comuns devido ao impacto ou ao tênis inadequado. Expliquei melhor como aliviar a dor nos pés nesse artigo (Dor e inchaço nos pés – o que fazer?)

Fica notável que é preciso um trabalho paralelo à corrida para prevenir futuras lesões. Quando começar a sentir alguma dor, diminua a intensidade do exercício, avise seu professor/treinador e sempre procure um ortopedista. Por menor que seja a dor, nunca espere piorar.

E você já sentiu algumas dessas dores ou outras? Conte- nos! Compartilhe! Siga nossa FanPage!

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Clique Aqui CREF: 0859033-G/SP