Pular para o conteúdo
Saúde > 7 passos importantes para iniciar na academia!

7 passos importantes para iniciar na academia!

como iniciar na academia

Que tal um guia para iniciar na academia? Pessoas com ou sem experiência no quesito “treino” procuram uma solução para ficar em forma bem rápido. Se você se encaixa no perfil do novo aluno que está buscando uma luz no fim do túnel, este post serve como um guia para ajudá-lo nessa nova trajetória. Então se você já treina, indique o artigo: talvez ajude um amigo ou familiar.

Para deixar o sedentarismo de lado, muitas pessoas podem não saber qual o primeiro passo. Vou mostra-los a seguir e dar algumas dicas para você iniciar na academia e ter muito resultado!

O que é preciso para iniciar na academia?

Abaixo fiz um vídeo explicando os primeiros passo para começar a treinar e como é um treino de adaptação.

Se inscreva no nosso canal!

1 – Exame médico

Antes de iniciar qualquer atividade física é importante fazer exames de saúde para verificar se existe algum tipo de patologia ou doença crônica que pode vim agravar com os treinamentos.

Mas se houver alguma restrição avise seu professor para não correr riscos. Lembre-se de que o exame médico apenas indicará o treino mais apropriado, em muitos casos o treino será seu tratamento.

2 – Onde treinar

Existem várias opções hoje em dia, em academias, parques, praças, na própria academia do condomínio, estúdios, boxes.  Opções  não  faltam,  porém  para lugar  será  um  estilo  diferente.

Treinar em todos esses locais pode ajudar a alcançar seu objetivo. Entretanto alguns locais são mais propícios que outros, dependendo de sua meta. Se o resultado desejado for hipertrofia, um parque ou uma praça não serão os mais aconselháveis. Para escolher uma boa academia, releia aqui no HdT algumas dicas.

De qualquer forma é muito importante que no local que você for treinar tenha algum tipo de acompanhamento, para que seu treino não seja de qualquer jeito, copiado de um amigo ou da internet. Pois assim, você não verá resultado e logo desistirá.

3 – Alimentação

Busque adequar sua alimentação com o objetivo do seu treino, a distância entre você e seu objetivo irá diminuir com essa atitude. Primeiramente procure um nutricionista, tenha disciplina e força de vontade!

A alimentação é muito importante, junto com o treino e o descanso (o tripé do treinamento), você terá resultados incríveis.

Suplementos irão fazer muita diferença, mas não inicio do treinamento, não se preocupe com isso agora, espere seu personal trainer avisar quando os treinos serão mais intensos, e claro quando sua nutricionista indicar.

inicio na academia4 – Objetos de treino

Um tênis apropriado para sua pisada, frequencímetro, roupas adequadas, aplicativo para corrida (se for essa a atividade escolhida) e garrafa d’água (famosos squeezes), são alguns exemplos de instrumentos que você precisará para treinar, claro que a necessidade varia com o local e o treino. Consulte sempre seu professor.

Precisa de tênis para treino? Acesse: Clique aqui

Precisa de roupas para treino? Acesse: Clique aqui

Que tal monitorar os batimentos cardíacos? Acesse: Clique aqui

5 – No treino

O primeiro treino, que chamamos de treino de adaptação, é muito tranquilo, e consiste no preparo da estrutura corporal para etapas mais avançadas. O treino se divide em aquecimento, parte principal e alongamento/relaxamento.

O treino de adaptação normalmente é um treino mais leve, não se iluda você vai sentir dores nos primeiros dias, mas o objetivo desse treino é aumentar a resistência muscular, tendões e ligamentos. Gerar maior adaptação neural aos estímulos e melhorar a coordenação motora. Você vai reparar que os primeiros dias durante o exercício vai ser uma tremedeira só, relaxa isso é normal.

Esse treino é muito importante, pois é uma preparação para treinos mais avançados, se você pular essa etapa, poderá correr um risco enorme de lesões.

6 – Foco no objetivo

Cada pessoa tem um objetivo diferente: emagrecimento, definiçãohipertrofia, resistência muscular…  para citar alguns. Portanto o desenvolvimento de um treino apropriado para cada objetivo o fará alcançar sua meta da forma mais eficiente.

Aqui cabe um ponto importante, não existe um treino de hipertrofia perfeito, nem emagrecimento, nem definição… ou seja, não existe receita pronta, se sua academia ou seu professor te entregar um treino pronto e não alterar mais, CORRA, para bem longe desse lugar, pois não dará resultado. Todos os treinos precisam de ajustes para seu objetivo, para seu organismo, seu biótipo físico e sempre é importante criar novos estímulos sempre.

7 – Aulas em grupo

As academias são recheadas de aulas como bike indoor, jump, glúteo…  Existe vários programas na internet e até aluguel de bikes para realizar aulas dentro de casa. Eu não recomendo você iniciar com as aulas, como eu disse acima, o corpo precisa de uma adaptação antes de atividades mais intensas.

Mas caso a aula seja específica para iniciantes e/ou seja aulas bem leve como alongamento, por exemplo, pode ser uma boa forma de começar. Espere um ou dois meses para começar aulas em grupo e avise sempre seu professor seu nível de treinamento.

Essas dicas te ajudaram? Encerro com uma dica final que vejo muita gente falando e fazendo:

Muitas pessoas que estão acima do peso acham que precisam emagrecer primeiro para iniciar na academia, começar uma atividade ou fazer algumas aulas, muitas vezes por vergonha ou por não se sentirem a vontade, mas estão enganados, treinar irá ajuda-lo a emagrecer com mais saúde e segurança. Esqueça as outras pessoas, um dia elas também tiveram o primeiro dia de academia.

Preparado? Agora que você sabe o que fazer para iniciar na academia, comece a se mover!

Gostou? Compartilhe e…

Bom Treino

Renato Santiago
Últimos posts por Renato Santiago (exibir todos)