Spirulina – O que é? Quais os benefícios? Quem pode tomar?

Spirulina – O que é? Quais os benefícios? Quem pode tomar?

Você já ouviu falar na spirulina? Conhece seus benefícios para a saúde? Se não, está na hora de se informar e aprofundar seu conhecimento sobre essa substância que pode trazer excelentes e imediatos benefícios para seu corpo e sua saúde.

O que é Spirulina?

A Spirulina ficou conhecida e identificada por muito tempo como uma alga esverdeada que pode ser encontrada em rios e lagos que possuem o pH elevado. Porém, na verdade, ela é uma cianobactéria, que apesar de possuir esse nome diferente e estranho, pode ser consumida pelos animais e até mesmo por nós, seres humanos.

Ela já era utilizada há muitos anos, pelos astecas. Nos últimos tempos, a NASA recomendou que Spirulina fosse cultivada e consumida pelos astronautas. Após essa sugestão, a cianobactéria voltou a se popularizar no mundo todo.

Ela pode ser encontrada em sua forma mais natural no Brasil, mas apenas em uma região bem específica do país: o Pantanal. É lá onde as condições climáticas são ideais para seu crescimento e cultivo.

Benefícios da Spirulina

Spirulina para emagrecimento

Todos gostamos de estar em forma. Os quilos a mais sempre irão nos incomodar e fazemos de tudo para nos livrarmos dela. Caminhadas, corridas, pilates, musculação. Opções para praticar exercícios físicos e manter o corpo em dia existem nas mais variedades modalidades e preços.

É evidente que a prática esportiva traz diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Porém, complementá-la e torná-la ainda mais eficaz na perda de peso é o ideal. É por isso que a Spirulina é muito utilizada como suplemento alimentar. Aliada à prática regular de exercícios, ela é extremamente eficaz para o emagrecimento.

A perda de peso acontece porque a Spirulina é composta de 62% de proteína. Pra quem gosta de atividades físicas e fortalecimento muscular, esse é o teor ideal que uma substância poderia ter para ajudar a manter o corpo em dia.

Spirulina para cuidados com a pele

Porém, não é apenas no emagrecimento e no fortalecimento muscular que esse suplemento pode ser um aliado dos seres humanos. Quem não gosta de ter uma pele lisa, macia e saudável? Para alcançar esse ideal, investimos em cremes caros, que prometem milagres, mas que nem sempre atendem às nossas expectativas.

Por ser carregada com a Vitamina A, essencial para o nosso corpo, a Spirulina se torna uma aliada nos tratamentos de pele. Ela atua na regulação das glândulas sebáceas, barrando a formação das indesejadas espinhas e cravos que tanto nos incomodam.

Especialistas em estética estão, cada dia mais, utilizando a cianobactéria nos tratamentos estéticos. Ela já mostrou sua eficácia na redução das marcas de expressão que ganhamos ao longo dos anos, no aumento da elasticidade e na tonicidade da pele.

Spirulina para Veganos

A Spirulina também é uma aliada dos vegetarianos e veganos. Por possuir uma alta quantidade de proteínas, ela é ideal para quem escolheu adotar uma dieta sem carnes, se tornando uma excelente substituição para as proteínas de origem animal.

Spirulina para saúde

Os níveis de colesterol precisam sempre estar controlados, garantindo nossa saúde e bem-estar. Por possuir um alto nível de ômega 6, a Spirulina é capaz de diminuir os níveis do LDL, o famoso colesterol ruim.

Na Spirulina também encontramos uma grande quantidade de zinco. Isso contribui para melhorar nosso sistema imunológico. Esse benefício nos protege de diversas doenças, pois fortalece o nosso corpo e a nossa saúde.

Além disso, a cianobactéria também possui uma substância chamada fenilalanina que, ao ser ingerida, aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que, após o seu consumo, a pessoa demore para sentir fome novamente. Ficamos com aquela sensação de “satisfeito” por muito tempo.

Após conhecer todos esses benefícios da Spirulina para sua saúde, podemos concluir que a substância é extremamente nutritiva. Apenas uma colher em pó fornece 20 calorias, contemplando várias vitaminas e aminoácidos que são essenciais para o funcionamento do nosso corpo.

Quem pode tomar Spirulina?

Como dito anteriormente, a Spirulina traz diversos benefícios para a saúde de quem a consome. Porém, é preciso ficar atento e certificar-se de que você realmente pode utilizá-la.

Antes de usar a Spirulina, o ideal é consultar seu nutricionista e descobrir se há alguma contraindicação e, caso não haja, quais são as doses corretas que você deve consumir. Esse procedimento deve ser realizado principalmente antes que crianças, lactantes e gestantes façam uso da substância.

Normalmente, ela é comercializada em cápsulas de 500 mg e os preços variam de acordo com o fabricante e revendedor. Ela também pode ser encontrada em pó ou em forma de comprimidos.

Caso você tenha interesse em incluir em sua alimentação diária, o ideal é sempre se certificar sobre a procedência do produto que está comprando. A qualidade é tão essencial quanto a quantidade que se consome.

Quando o assunto é saúde e bem-estar físico, devemos sempre optar pelo que há de melhor.

Sobre o Autor

Nutricionista por amor… Deixe que a nutrição cuide de você! Marque sua consulta CRN:3-40982

error: Não copie! Compartilhe! Entre em contato se quiser um artigo nosso.