Quais as consequências do sedentarismo?

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Um levantamento realizado pelo Instituto Ipsos colocou o Brasil como 2° colocado no ranking mundial do sedentarismo. Isso mesmo, de acordo com o levantamento de 2021, somos o 2° país mais preguiçoso do mundo. A população aqui pratica em média 3 horas de atividade físicas semanais e isso só é realizado por 31% da população.

E é claro que esse comportamento também tem impactos na saúde da população e até mesmo em nossa faixa de expectativa de vida. Isso porque o indivíduo sedentário não é apenas aquele que não realiza atividades físicas regularmente. É aquela pessoa que pouco se movimenta durante o dia, que não sai nem para comprar um pão ou para passear com o pet.

camiseta de treino

É importante esclarecer isso. Uma pessoa sedentária não é aquela que não realiza nenhuma atividade física, mas sim, aquelas que pouco se movimentam e ficam sentadas/deitadas durante boa parte do dia. Mas afinal, quais as consequências desse estilo de vida para a saúde?

Os riscos do sedentarismo

Bom que fazer atividade física é importante você já está cansado de ouvir, mas quais os agravantes do sedentarismo? Abaixo deixo alguns riscos de ser sedentário, algumas dessas patologias estão associadas, ou seja, o problema vem dobrado, outras vêm com o tempo acumulando problemas na saúde que irá dificultar muito seu dia-a-dia correndo o risco muito maior de morte.

Aumento dos casos de obesidade

O gasto calórico é uma necessidade para a manutenção de um corpo saudável. Afinal, ingerimos centenas de calorias diariamente e quando não existe esse gasto calórico, tudo isso é armazenado em forma de gordura em nosso corpo. Por isso, é seguro dizer que o sedentarismo é um dos grandes causadores da obesidade, falei sobre o risco da obesidade em outro artigo confira.

É verdade que você pode ser obeso e ainda sim ser ativo, porém o sedentarismo está muito relacionado com a obesidade e a obesidade pode trazer problemas como diabetes, pressão alta e problemas cardíacos, por exemplo, que você verá mais abaixo.

Diabetes tipo II

A diabetes tipo II é causada pela resistência do corpo a insulina. Deixa eu te explicar melhor, a insulina é a “chave” que abre as células para entrada glicose (açúcar) dentro da célula.

Porém pessoas sedentárias tem maios resistência, (1) muitas células de gordura não deixam a “chave” encontrar a “fechadura”, (2) sem atividade física essas fechaduras não funcionam também, afinal você não precisa de tantas fibras musculares para ficar deitado o dia inteiro.

O resultado disso é uma alta taxa glicêmica, muito açúcar no sangue, o resultado disso não é nada bom para o corpo, correndo risco de perder visão, membros, infartos, problemas nos rins, a diabetes é uma doença silenciosa, se descobriu que sua glicemia procure um médico imediatamente e fale com especialistas em diabetes.

Problemas cardíacos e pressão alta

O coração é artérias também são músculos e assim como todos nossos músculos eles precisam de movimentos, ou poderão atrofiar. Em uma pessoa ativa o coração e as artérias se tornam fortes e flexíveis, isso é importante, pois a demanda por sangue para os músculos exigirá mais eficiência do sistema cardíaco. Maior eficiência menor o trabalho.

Agora imagine o contrário, o sistema cardíaco de um sedentário normalmente é rígido, com várias obstruções, as vezes até sem muita atividade o coração precisa fazer um trabalho excessivo, porém com baixa eficiência, afinal as artérias estão rígidas e obstruídas (o perigo de tanto colesterol na corrente sanguínea), resultado disso são AVC, infartos, parada cardíaca e aneurisma.

Ansiedade e depressão

E claro que esse não podia ficar de fora a ansiedade e depressão.  – Ahhh não Renato! Conheço vários atletas com problemas de ansiedade e depressão… e agora?

É verdade isso não é exclusivo do sedentarismo, aqui na Hora do Treino já falei sobre o overtraining, exagerar tanto na atividade física ao ponto da mente pedir para parar, gerando ansiedade e depressão. Atletas estão sob forte pressão física e mental.

Porém atividade física moderada, aquela que puxa forte, mas não é nível de atleta, é super saudável para sua mente, libera muitos hormônios como a endorfina e dopamina que causam uma sensação de relaxamento e bem-estar.

A atividade física é usado como suporte ao tratamento de problemas mentais falo mais sobre isso em outro artigo sobre ansiedade e depressão.

Como se livrar do sedentarismo?

Como você pôde ver, o sedentarismo traz apenas prejuízos para a sua vida e para melhorar essa situação você não precisa se tornar um atleta de ponta. Basta inserir alguma atividade física de que goste em seu dia a dia. Uma caminhada no quarteirão, uma volta no parque de bicicleta e, caso você goste, a academia também é uma ótima alternativa.

Além disso, é importante manter também uma alimentação saudável, pois é esse equilíbrio que irá garantir que seu corpo funcione da melhor forma possível!

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Bons Treinos!

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
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