Como montar treino e a importância do personal trainer

como montar treino

Muita gente acha que é fácil montar treino, acredita que é só saber para qual musculo aquele exercício trabalha e encaixar dentro de uma programação A/B/C. Entretanto montar um treino não é tão simples quanto parece.

Nesse post mostraremos como montar um treino e, também, a importância do personal trainer para a busca do resultado ideal. Se você é do time que monta seu próprio treino cuidado por causa dos fatores que iremos citar abaixo.

camiseta de treino

Como montar um treino?

Antes de começar a montar o treino é preciso ter alguns dados, também conhecido com anamnese, aquelas perguntas que os personais fazem antes de começar os treinos. Na Hora do Treino está na parte de Perfil para você preencher. É importante saber:

Objetivo: Isso dará a direção do seu treinamento, mas nem sempre o primeiro treino será já buscando seu objetivo.

Nível de treino: Se você nunca treino os primeiros treinos são de adaptação, coordenação motora e resistência.

Histórico de lesão e doenças: Isso pode determinar o exercício que você pode ou não fazer, assim como a intensidade do treino.

Frequência de treino: Dependendo de quantos dias for treinar e o espaçamento entre os treinos o treino poderá ter uma intensidade e grupos de exercícios diferentes.

Tempo do treino: O tempo que você tem disponível também irá fazer diferença tanto na escolha dos exercícios quanto na intensidade. Imagine que um treino longo não pode ser intenso o tempo todo, por exemplo.

Peso e Altura: Isso pode interferir na escolha dos exercícios também, afinal exercícios calistênicos pessoas altas e/ou acimas do peso poderão ter muito mais dificuldade.

Como montar um treino musculaçãoEscolha dos exercícios e ordem para montagem de treino

Existe inúmeros exercícios e cada dia parece que os professores estão cada vez mais criativos, afinal o repertorio só aumenta, saber como encaixar, qual escolher e quantos fazer para cada grupo muscular pode fazer toda a diferença.

Alguns exercícios são para um grupo muscular, mas podem sobrecarregar outras regiões do corpo, como no levantamento terra que força a região da lombar ou flexão de braço que ativa a região do ombro, saber isso é importante para a escolha dos exercícios seguintes.

Também é importante saber quantas séries, repetições e o tempo de intervalo, isso fará diferença na intensidade e no objetivo de treino que se busca. Falei um pouco sobre as repetições em outro artigo, quantas repetições fazer? 

Se a escolha dos exercícios é importante, saiba que existe também métodos de treino que fazem diferença no treino, são os famosos, circuitos, intervalados, drop-set, bi-set, tri-set, pirâmide… Cada método trabalha a musculatura de formas diferente, uns levam a exaustão muscular, outros resistência, condicionamento, força e por aí vai.

É muito definir os exercícios, as séries e repetições e qual método, assim terá um precisão de qual será o volume de treino para aquele grupo muscular, podendo aumentar os dias de descanso ou até podendo treinar no dia seguinte, afinal descansar também é importante.

E o final é ter um planilha, afinal você não ficará sempre no treino de força, hipertrofia ou resistência, por exemplo, é preciso ter um planejamento de treino de longo prazo, começar com resistência, força, depois hipertrofia, melhora o condicionamento e assim vai.

Bom como você pode ver, montar um treino possui muitas variáveis, não é tão simples quanto parece. Um personal trainer leve mais ou menos quatro anos para ser formar, muitos possui graduação e diferentes experiência, por isso esse profissional é a melhor opção para montar seu treino.

Importância do personal trainer

personal trainer é aquele profissional que fará de tudo para ajudar você a atingir a sua meta. Além de montar o treino, será capaz de corrigir a forma de realizar o exercício e ajustar o treino se necessário, é o profissional que irá te incentivar e não deixá-lo desistir. Vale lembrar que quanto mais corretamente o exercício for feito, menor a chance de lesões, e, além disso, melhores e mais rápidos serão os resultados.

Como o personal trainer está do seu lado o tempo todo, fica mais fácil alinhar os objetivos e corrigir o caminho quando algo estiver errado. E, o mais importante: os treinos são sempre dinâmicos e desafiadores.

Gostou? Nos siga no Instagram! Bom treino!

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
Rolar para cima