Treino > Que tipos de treinos podemos fazer na musculação

Que tipos de treinos podemos fazer na musculação

musculação treinos

No século passado, musculação tinha a visão de ser algo para pessoas marombeiras, cheias de músculos e anabolizantes. Os tempos mudaram, as pesquisas evoluíram. Hoje, dentro das academias, temos do adolescente ao idoso, do sedentário ao atleta, da busca pelo corpo perfeito à saúde de volta ou a manutenção dela. Como algo pode afetar tantos pontos tão diferentes entre si?

Você pode achar musculação algo chato e monótono, convenhamos ficar contando enquanto o peso sobe e desce não é muito divertido, sem falar ainda das dores musculares durante o treino e pós-treino.

Calma… Não quero derrubar a imagem da musculação, pelo contrário, quero mostrar o que você vai ter pela frente, mas apesar disso a musculação é uma atividade que deve ser feita por quase todas as pessoas, tiro as crianças dessa lista, não por não poderem praticar, mas sim por falta de maturidade psicológica, tornando o ambiente de musculação em um lugar perigoso para elas.

Para os adultos ela se torna uma das atividades mais seguras e com menor risco de lesões, isso ocorre porque a carga e o movimento são controlados e adaptados para cada pessoa, assim se a carga e o movimento estiverem corretos, o risco de lesão é baixo, mas para isso ocorrer deve-se ter um treino apropriado e ser bem orientado pelo seu professor, evite treinar por conta própria.

Não pense que só porque uma pessoa faz musculação ela necessariamente tem que ser um bodybuilder, dentro de uma sala de musculação podemos (e devemos) trabalhar vários objetivos.

8 exemplos do que podemos trabalhar na musculação:

No treino podemos trabalhar diferentes objetivos, lembrando que sempre é importante periodizar o treino para que  você possua o máximo de benefícios. Vamos ver alguns:

1. Hipertrofia – aumento de massa muscular; o mais comum dos objetivos é aumentar a massa magra. E a musculação é perfeita para isso, pois possibilita o acréscimos de carga e trabalho mais localizados.

2. Emagrecimento – Apesar do aeróbio ser fundamental, a musculação é importante para o emagrecimento, já falei sobre isso aqui no HdT. (Emagrecer na musculação)

3. Estética – a combinação dos dois de cima promove a definição, diminuir a massa de gordura e aumentar a muscular;o que podemos treinar na musculação?

4. Força – aumento de força muscular, devido à maior massa magra e coordenação neural.

5. Resistência – maior resistência muscular, capaz de suporte uma carga maior por maior tempo.

6. Saúde – musculação por ser um ambiente controlável, se torna seguro para exercícios que melhoram sua saúde como:

  • Postural – A musculação é essencial para ajudar na correção postural, pois músculos fortes e resistentes mantém uma postura firme e correta;
  • Osteoporose – A musculação é a única atividade que tem aumento de massa óssea sem precisar de impacto.

7. Para atleta – Qualquer atleta sabe que há elementos fundamentais para seu desempenho, por que não facilitar com a musculação:

8. Funcional – Na sala de musculação, hoje em dia, se encontra materiais com o intuito de melhorar algumas funções musculares menos exigidas nos aparelhos convencionais:

  • Equilíbrio – maior ativação de músculos internos, fortalecimento de tendões e ligamentos, gerando articulações mais resistentes;
  • Coordenação – exercício que trabalham vários grupos musculares, gerar maior ativação neural e sensorial gerando ganho de coordenação;
  • Sustentação – músculos posturais ganham maior resistência, capaz de sustentar o corpo por maior tempo mesmo que sejam em posições desconfortáveis. 

Se você é daqueles que ainda insiste o quanto é chato e monótono a musculação, saiba que hoje em dia os professores e as academias fazem de tudo para que a musculação se torne o mais agradável possível, com treinos mais dinâmicos e “desafiadores”.

Para te incentivar mais convide um amigo para treinar com você, caso ir malhar todos os dias para você seja como uma criança ir ao dentista, você pode fazer pelo menos três vezes na semana que os resultados aparecerão, se nada parecer funcionar então oriento você a contratar um Personal Trainer que irá focar em um treino que irá lhe agradar e motivar para atingir seu objetivo.

Bom Treino