Treino de bíceps

Treino de bíceps

Para os homens esse músculo é fundamental para as mulheres nem tanto, mas para um braço firme treina-ló é fundamental. Quer saber como é um bom treino de bíceps? Vamos ver mais sobre esse músculo e algumas dicas para treina-lo. 

O músculo bíceps braquial é um dos mais conhecidos do corpo humano, é o músculo que fica na parte frontal do seu braço. Tem esse nome porque ele se divide em duas porções (porção longa e curta).

O movimento é o contrário do tríceps, lembra desse? (Treino de Tríceps) Ou seja, a flexão de cotovelo, também faz uma leve flexão de ombro e a supinação do antebraço.

Dessa forma todos os exercícios que tiverem flexão do braço terá a ativação do bíceps, basicamente são exercícios de costas, porém em alguns exercícios de ombro como remada alta e elevação frontal também encontramos a ativação do bíceps.

 Exercícios para o Bíceps

Vamos ver alguns exercícios usados para treinar bíceps:

– Rosca neutra: esse exercício pode ser feito com a barra H, Dumbbels basta virar as mãos para o tronco e por último, a rosca corda na polia.
Por ter flexão do cotovelo haverá ativação do bíceps, porém devido à direção que a mão se encontra (posição neutra) há trabalho maior do braquiorradial um músculo do antebraço, quanto maior a pronação (mão virada para baixo) maior será ativação do antebraço.

dicas para treino de biceps

Os músculos do antebraço são secundários em um treino de bíceps, quer dizer que quando você está treinando um, o outro também é ativado, entretanto o bíceps é um músculo maior e mais forte, por isso deve ser feito primeiro.

Exercícios neutros ou pronados devem ser feitos depois do treino de bíceps.

exercício para o biceps

– Rosca Concentrada: famoso exercício de bíceps, sentado, inclina o tronco e apoia o cotovelo no joelho, reconheceu? Esse é um ótimo exercício desde que seja bem feito, pois o joelho não deve ficar balançando e a outra mão não deve ajudar! Erros clássicos. É um bom exercício por ser unilateral e pela amplitude que o movimento é capaz de fazer.

– Rosca Scott: ótimo exercício, esse é quase impossível de roubar, pois os cotovelos estão apoiados. Os mesmos devem estar alinhados com seus ombros. O movimento é mais curto quando feito livre, porque ao passar da linha do cotovelo a gravidade fica ao seu favor (isso não ocorre quando é máquina) e a extensão não pode ser total, porque a pressão no cotovelo é enorme, cuidado!

treino de bícepsDicas para treino de bíceps

– Periodizar é importante! Se você quer dar ênfase em braços, ou está em treino de força, por exemplo, não treine bíceps com costas, seu braço estará cansado e não renderá tanto.

– Não faça pêndulos, é muito comum vermos em academias em treino de bíceps. Pode ser perigoso para a lombar além do exercício ser precário. Abaixe a carga e faça corretamente; cotovelos travados apenas flexionam e estendem, simples.

– A extensão também é importante, aumentará a ativação do músculo e evitará encurtamento.

E você? Como é o seu treino de bíceps? Deixe seu cometário e…

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Que tal uma consultoria de treino online? - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP