Whey Protein engorda?

Whey Protein engorda?

Você já se perguntou se Whey Protein engorda? Já deixou de tomar algum suplemento com medo de engordar? Esse poder ser um grande mito, whey protein pode servir até para quem quer emagrecer! Vamos ver mais

Desde os anos 80, vem se intensificando um processo nas diferentes sociedades ao redor do mundo que pode ser chamado de “padronização de corpos”. Se antes ter um corpo definido era algo reservado aos atletas e trabalhadores braçais, hoje este corpo é a regra, e não a exceção.

Nesta busca por um corpo definido e sarado surgiu todo um mercado voltado especificamente voltado para atender as demandas dos consumidores, em especial as academias e as marcas/lojas de suplementos nutricionais.

E quando o assunto são suplementos, nenhum é mais conhecido que o whey protein. Derivado da proteína do leite, presente em abundância no soro do leite, por exemplo, este suplemento é uma alternativa saudável e totalmente legal quando comparado com outros suplementos ilícitos, a exemplo dos hormônios, além de ser quase uma obrigatoriedade para aqueles que desejam ganhar massa magra, mas será que whey protein engorda?

Qual a importância nutricional do whey protein?

Conforme falamos acima, em outros artigos (Whey Protein o que é e como tomar?) o whey protein consiste em uma proteína, mas é considerada como uma das melhores proteínas.

Explicamos o porquê: toda proteína é formada por aminoácidos, e o whey é rico em aminoácidos chamados essenciais, que apesar de serem de extrema importância para nossa saúde não são produzidos pelo nosso organismo. Dentre esses aminoácidos, temos a leucina, lisina, cisteína, valina, triptofano e isoleucina.

Três desses aminoácidos são do grupo BCAA, ou seja, de cadeira ramificada. Na prática, tais substâncias auxiliam a reduzir o catabolismo proteico através do anabolismo (processo de construção de proteína fundamental para nosso organismo). Isso significa que a ingestão de alimentos e suplementos a base de proteína ajudam no ganho de força muscular.

Se pensarmos em uma pessoa que está realizando uma dieta, por exemplo, o anabolismo é extremamente importante, pois com a perda de peso é natural que massa magra também seja perdida, e a ingestão do whey protein evita justamente a perda de massa magra, extremamente importante para a manutenção das funções básicas do corpo humano.

Mas os benefícios da fonte proteica em questão vão muito além da preservação de massa magra, pois ela também possui peptídeos bioativos, que dentre outras coisas servem ao organismo como antimicrobianos.

Justamente por essa propriedade, são capazes de regular importantes funções do corpo humano, incluindo a manutenção e fortalecimento do sistema imunológico, e os fatores relacionados ao crescimento, como o TDH (hormônio do crescimento).

whey protein engordaWhey protein engorda?

Em situações normais, na qual o organismo do indivíduo não apresenta nenhuma condição anormal, está fonte proteica não engorda. Ela auxilia no ganho de massa, mas trata-se de uma massa muscular, saudável e necessária.

No entanto, vale prestar atenção em diversos fatores, em especial na fórmula do whey protein escolhido. Além de proteínas, muitas fórmulas possuem corantes, gordura e açúcar, e essas sim são substâncias que facilitam o ganha de peso.

Vale ressaltar que a proteína não é indicada para pessoas que possuem doenças renais ou hepáticas, são alérgicas ao leite ou cujo organismo não suporta os altos níveis da substância. Existe vários tipos de whey protein saber qual é mais indicado para você fará diferença no seu rendimento.

Apesar do whey protein não engordar, devemos tomar cuidado com ingestão de suplementos, pois existem suplementos hipercalóricos  que se não for ingerido corretamente pode sim engordar, toda suplementação deve estar alinhada com a nutrição e o treino, senão poderá não ter os efeitos desejados.

Mas por que parece que “engordo” depois de tomar whey?

O principal motivo que explica essa sensação está na duração do processo de digestão da proteína. Diferente de outras fontes, como os carboidratos, a digestão da proteína é lenta, ou seja, além de saciar a fome, o corpo trabalha mais na digestão e consequentemente a pessoa sente menos fome do que sentiria se tivesse comido, por exemplo, uma massa.

Além disso, deve-se levar em consideração o modo como o whey protein é preparado. Em um shake com leite, ele certamente ficará mais pesado do que em um shake preparado com água, contribuindo para a sensação de peso, de ter engordado após a ingestão.

Portanto, depois de tudo o que foi dito podemos afirmar que o whey protein não só não engorda como faz extremamente bem ao organismo, o que faz com que muitas pessoas além dos praticantes de musculação o ingiram, a exemplo de algumas pessoas com doenças crônicas.

Mas vale ressaltar que ele fará os efeitos desejados desde que seja realizado um acompanhamento nutricional, pois somente um profissional da saúde, como um endocrinologista ou nutricionista, saberá avaliar quais são suas necessidades nutricionais, a quantidade de você deve ingerir, quando deve ingerir, qual a melhor fórmula, dentre outras precauções.

Agora você já sabe se seu whey protein engorda! Gostou? Compartilhe e…

Bom treino

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP