Termos presentes na musculação, se você está indo para a academia e ainda não ouviu as palavras Bulking e Cutting, saiba que logo elas cruzarão o seu treino. Referindo-se aos ciclos de perda de gordura e ganho de peso, aproveite para descobrir mais sobre o assunto já!
Esses dois termos são comuns no fisiculturismo, onde o atleta ganha e perde volume significativamente para as competições.
Antes de falar especificamente sobre o que é Bulking e Cutting, vale mencionar o contexto em que os treinos costumam acontecer. Geralmente quem treina firme e segue a risca uma rotina diária de ir a academia tem por principal objetivo ganhar massa magra e perder gordura.
Para se ter ganho de massa magra é preciso aumentar a ingestão de calorias, treinos mais intensos exigem mais nutrientes do corpo, com mais nutrientes se evita a catabolização muscular, mas nem sempre é possível alcançar esse objetivo sem aumentar a gordura corporal. Sendo assim, a orientação é de que simplesmente se aumente o peso primeiro. Somente depois o treino deve passar a focar exclusivamente na perda de gordura.
É diante dessas contas de ganho e de perda que surgem os termos citados: Bulking e Cutting.
Bulking: Hora de acelerar na alimentação!
Bulking é o tempo de ganho de massa magra para os atletas e demais pessoas que estão treinando. Este ganho acaba sendo, portanto, de peso e também de massa já que mesmo com uma dieta equilibrada é raríssimo conseguir apenas o ganho procurado.
Durante o período de Bulking é indispensável consumir mais calorias do que a pessoa seja capaz de queimar. Essas calorias devem ser provenientes de carnes mais magras além de laticínios, ovos e, é claro, suplementos alimentares como whey protein e hipercalóricos.
Algumas dicas simples para um Bulking eficiente estão listadas a seguir. Acompanhe cada uma:
- Aumente a quantidade de carboidratos, porém não perca o controle deste consumo;
- Consuma mais carboidratos e dê sempre preferência por integrais e carboidratos complexos;
- Lembre-se de consumir uma proteína a cada refeição;
- Não exagere no consumo de sal para que seu corpo não retenha líquidos em excesso;
- Tenha ao menos 5 refeições diárias e nunca fique mais do que 3 horas sem comer.
Definir e restringir: O Cutting!
Por sua vez, Cutting é justamente o momento em que é feito o corte de todas as gorduras que estão em excesso no corpo da pessoa. Para os bodybuilders, competidores em fisiculturismo, o Cutting começa a acontecer apenas algumas semanas antes da competição visto que visa definir cada músculo corporal.
A dieta neste período conta com muita proteína e pouquíssimos carboidratos. O ideal é perder apenas a gordura e não a massa muscular, por isso esteja atento a todo tipo de consumo e treino para não ter resultados diversos dos buscados.
Agora é válido destacar também algumas dicas sobre o período de Cutting para que você não perca aquilo que construiu durante a perda de gorduras. Veja:
- Consuma muita água, pois ajudará a eliminar todos os excessos do corpo;
- Diminua bastante o seu consumo de carboidratos neste período, porém não o zere;
- Não fique muito tempo sem comer para que seu organismo se mantenha equilibrado;
- Nos dias de treino capriche no cardápio com muitos legumes, grãos integrais e cereais;
- Use suplementos para diminuir a perda de massa muscular (Aminoácidos são ideais nessa fase).
Informações importantes sobre bulking e cutting
Quando se fala em Bulking muitas pessoas têm a falsa ideia de que durante este período é permitido comer de tudo. Mas, na verdade não é bem assim!
Para que o organismo tenha os excepcionais resultados desejados é necessário ingerir alimentos que tenham o que oferecer, em termos benéficos, para o treino e para o dia a dia. Fazer o Bulking inteligente é apenas o primeiro passo para conquistar o aumenta da massa magra.
Da mesma forma, durante o Cutting é indispensável trabalhar de modo inteligente para não perder tudo o que foi ganho. Às vésperas de uma competição, por exemplo, não é possível se dar ao luxo de perder massa muscular junto à gordura, não é mesmo?
Ambos os treinos devem estar alinhados com os objetivos, dietas assim são para atletas, ou seja treinos intensos quase todos dias, disciplinas nas refeições e horários.
Agora você já sabe mais sobre bulking e cutting! Gostou? Compartilhe, curta nossa FanPage!
- O que é o treino Full Body? - 19 de abril de 2022
- Fibras – A importância de uma dieta rica em fibras - 7 de maio de 2021
- Biótipos físicos e atividades físicas: entenda melhor essa relação - 8 de abril de 2021