Corda Naval – O que é o treino rope?

Corda Naval – O que é o treino rope?

Vendo de longe, bater uma corda fazendo ondulações parece fácil, muito pelo contrário. A corda naval também conhecida como treino Rope conquistou o gosto dos praticantes de atividade física. Vamos entender o porquê. 

A corda naval tem esse nome porque ela realmente é uma corda naval usada em portos e embarcações, os tamanhos variam de 9, 12 e 15 metros, o diâmetro pode variar de 1,5 a 2 polegadas, alcançando até 25kg.

No treino você realiza vários movimento ondulatórios na corda naval. O trabalho principal fica para os membros superiores, mas a região do CORE e a pernas se contraí o tempo todo buscando manter o equilíbrio.

O treino rope é um exercício de alta intensidade, utilizado no treinamento funcional e muito usado para treinos HIIT e famoso no Crossfit.

Benefícios do Treino Rope

Os benefícios do treino rope são praticamente os mesmos que o HIIT e treino para CORE, o movimento ondulatório exigem contrações de vários músculos ao mesmo tempo para se manter firme no lugar.

A frequência cardíaca dispara podendo chegar a no seu máximo. Com tudo isso temos:

  • Aumento da resistência anaeróbica e ácido lático – aos poucos você sentirá que consegue aguentar cada vez mais aquela queimação e se manter em níveis altos por mais tempo.
  • Queima de gordura durante e pós-treino – devido os exercícios serem de alta intensidade a frequência cardíaca aumenta,também aumentando o metabolismo, como resultado há consumo maior de gordura.
  • Aumento do VO2 (capacidade do corpo de consumir oxigênio) – Seu corpo vai sentir necessidade de maior ventilação, melhorando a capacidade pulmonar.
  • Aumento de resistência de membros superiores – todos os exercícios fazem movimento com membros superiores, aumentando a força e a resistência muscular.
  • Fortalecimento da região lombar, abdominal e pélvica – por ser um exercício que exige uma força interna, para manter a postura, o treino rope, consequentemente, fortalece  a região do CORE.

corda naval treino ropeComo fazer treino com a corda naval?

Existe uma variedade de exercícios que você pode realizar com a corda naval, desde movimentos simples e ir aumento a complexidade dos movimentos.

A corda deve estar presa ou passar por coluna como espaldar, por exemplo, cada ponta em uma mão para realizar os movimentos.

Os exercícios sempre tem duração média de 30 segundos. Eu, particularmente, com alguns alunos iniciantes faço por repetições, normalmente combinado com algum outro exercício.

O abdômen deve estar bem contraído durante todo o exercício e a coluna deve se manter reta, essa última é a mais difícil, conforme a fadiga vai chegando os músculos dorsais vão cansando e relaxando, essa é a hora de aguentar e manter a postura.

O treino rope pode ser feito com um braço de cada vez, com os dois braços, em deslocamento, com trabalho de perna, ou abdômen.

Não é só de movimento ondulatório que o treino rope existe, você ainda pode fazer aquela força para escalar ela, se pendurar, puxar e se erguer.

Abaixo eu fiz um vídeo com alguns exercícios. Se inscreva no nosso canal no Youtube.

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Achou fácil? Ficou motivado? Tá esperando o quê?!

Bom Treino

Sobre o Autor

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Precisando de Personal Trainer? Aulas em duplas e Avulsas - Saiba Mais CREF: 0859033-G/SP