Exercícios para correr mais rápido

correr mais rápido

É natural que com o passar do tempo exercícios de corrida que fazemos passem a se tornar mais fáceis, pois o nosso corpo começa a se adaptar. Dessa forma, é necessário que a gente busque exercícios para correr mais rápido.

Além dos exercícios para correr mais rápido, é importante que haja atenção para o desenvolvimento da força muscular, pois quanto mais forte é o seu músculo mais resistente ele será e consequentemente você conseguirá correr com mais velocidade, além claro de ajudar a prevenir lesões, músculos forte irão ajudar a segurar o impacto da corrida nas articulações, evitando lesões.

camiseta de treino

Se você já treina há um tempo e está querendo aumentar a velocidade na corrida iremos te mostrar tudo para que você consiga correr mais e com segurança.

A qualidade do movimento para aumento da velocidade na corrida

Para quem corre, é extremamente importante ter qualidade no movimento para evitar altos impactos nas articulações dos joelhos.

Os exercícios para corrida que aumentam a velocidade não devem ser feitos de qualquer forma, eles devem ser feitos levando em consideração a qualidade do movimento, pois isso garante que você execute os movimentos corretamente e também acabe evitando lesões.

Os movimentos que garantem aumento de velocidade nas corridas são dos exercícios que trabalham com o desenvolvimento de força e aumento explosivo do músculo.

Com o desenvolvimento da força muscular é possível correr mais e com os exercícios de movimentos explosivos é possível ativar o poder muscular mais rápido durante a aterrissagem.

Tudo isso garante o aumento da velocidade do impulso de seu corpo para frente e os seus passos de tornam mais potentes, consequentemente mais rápidos.

Exercícios de potência para correr mais rápido

– Saltos para correr mais rápido

A corrida rápida é basicamente vários pulos seguidos de forma ritmada, logo é importante treinar salto. Também conhecido como treino de pliometria, explico melhor sobre a pliometria em outro artigo.

Nossa músculo possui uma capacidade elástica, na corrida essa capacidade elástica fará com que as passadas sejam mais largas, rápidas e com menor consumo de energia.

No vídeo abaixo mostro como fazer um treino de salto, do básico ao avançado. Aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube!

– Exercícios de fortalecimento para correr mais rápido

Como disse acima, fortalecer a musculatura é importante para o aprimoramento da corrida e para prevenção de lesão. É importante fortalecer as pernas e a região do CORE, explico mais sobre como fortalecer a região do CORE em outro artigo.

As pernas mais fortes será possível ter mais potência nas corrida, ou seja, o músculo será capaz de contrair de forma mais rápida gastando menos tempo e energia para fazer tal esforço. Com o CORE fortalecido além de proteger sua coluna do impacto irá melhorar o equilíbrio tornando mais fácil o controle corporal em velocidades mais altas.

Abaixo deixo um vídeo para fortalecimento para corrida que pode ser feito facilmente em qualquer lugar, não precisa de aparelhos ou máquinas.

– Levantamento terra

Caso você treine em alguma academia esse é um exercício que não pode faltar no seu treino, levantamento terra, esse é um exercício complexo, não recomendo caso você seja iniciante. Mas é um excelente exercício para aumento de força dos membros inferiores, abdômen e lombar. Por ser um exercício de força pura, é um ótimo exercício para aumentar a velocidade na corrida.

Coloque uma barra com peso ou halteres em sua frente (no chão). Em seguida, fique de pé com os pés na largura do quadril. Depois você deve levar seus quadris para trás e com a coluna reta, dobrar os joelhos para se flexionar e poder pegar o peso.

Mantenha o abdômen e glúteo contraídos e volte para a posição de início, empurrando o quadril para frente. Para retornar o peso para o chão você deve inverter o movimento.

Segue um vídeo para te ajudar a fazer esse exercício, caso você não tenha experiência com tais exercícios recomendo não começar por esse.

– Uma boa planilha de corrida para correr mais rápido 

Muitas pessoas ficam estagnadas na velocidade da corrida por falta de treino adequado, realizam sempre os mesmos treinos, com baixa frequência nos treinamentos.

Ter uma planilha de corrida adequada para seu nível fará diferença com que você evolua. Assim como no treino de musculação é importante alterar os treinos para que aja novos estímulos e adaptações do corpo. Treinos de sprints, elevações, endurance são importantes em diferentes momentos do treino.

Agora que você aprendeu alguns exercícios para correr rápido, comece a aplicar aos seus treinos e você verá o quão mais rápido você conseguirá correr.

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Bons Treinos!

Personal Trainer e empreendedor. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! CREF: 0859033-G/SP
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