Triatleta – O esporte e o dia-a-dia de quem prática Triatlo

Triatleta – O esporte e o dia-a-dia de quem prática Triatlo

Ser atleta não é nada fácil, ser um triatleta é muito mais difícil. Vamos mostrar como é a rotina de treino de um triatleta e entender mais sobre o triatlo. Está preparado? 

O triatlo

O triatlo é considerado como um dos esportes mais desafiadores do mundo, pois mistura um percurso marcado por longas distâncias no qual ocorrem três modalidades: natação, ciclismo e corrida.

A modalidade surgiu nos Estados Unidos na década de 70, época em que o pais enfrentava uma grande exploração de provas de longa distância em diversas modalidades. Mais especificamente, surgiu em 1974 na cidade de San Diego.

triatletaNo entanto, a primeira grande prova de triatlo só viria a ocorrer quatro anos mais tarde, em 1978, quando três marinheiros decidiram apostar uma prova a fim de verificar qual deles – um nadador, um ciclista e um corredor – possuía o melhor condicionamento físico.

Em seu começo, o percurso do triatlo era caracterizado por uma nadada de 460 metros, seguida por 8 quilômetros de pedalada e finalizando com uma corrida de 9.6 km. Hoje, com a evolução natural do esporte, as distâncias aumentaram consideravelmente.

O IronMan é um percurso composto por 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida, equivalente a uma maratona. Nas demais modalidades de competições, as distâncias se dividem da seguinte maneira:

-Sprint: 750 metros de natação, 20 km de bicicleta e 5 km de corrida;

-Triatlo olímpico: 1.5 km de natação, 40 de bicicleta e 10 km de corrida;

-Meio IronMan (IronMan 70.3): 1.9 km de natação, 90 km de bicicleta e 20 km de corrida;

-Ultraman (prova realizada em 3 dias devido as grandes distâncias envolvidas): 10 km de natação, 421 de bicicleta e 84 km de corrida.

Como o triatlo esta no programa olímpico desde 2000, também existe uma versão para as Olimpíadas de Inverno, logicamente realizada na neve. Envolve a realização do esqui cross-country, ciclismo de montanha e corrida.

Dia a dia de um triatleta

Não há uma rotina de treinos igual para todos os triatletas, pois é necessário ter em mente que ela pode variar de acordo com diversos fatores. Por exemplo, se o(a) atleta tem ou não filhos, se recebe ou não patrocínio, se tem uma profissão que não a de competir, se é amador ou profissional, dentre outras.

No entanto, o que é regra na rotina de todos os praticantes da modalidade, é que trata-se de algo que requer treino, disciplina e muita dedicação.

A título de exemplo, podemos tomar uma semana de treinos “normal” para muitos triatletas profissionais. Ao final de uma semana inteira, pois são nos fins de semanas que muitos dos treinos mais importantes acontecem, são pedalados aproximadamente 150 km, nadados 15 km e corridos de 15 a 20 km.

Geralmente, são realizados treinos de duas modalidades por dia (corrida e natação, corrida e ciclismo, natação e ciclismo, etc.) para variar os treinos e evitar a extrema fadiga muscular.

Como o triatlo também envolve estratégia na troca de roupas e equipamentos e na distribuição do fôlego durante o percurso, com uma periodicidade determinada os atletas treinam o percurso inteiro a fim de fazer ajustes em suas estratégias.

Com uma rotina cheia, toda a agenda de um triatleta deve ser regrada, ou seja, e necessário definir e cumprir horários para absolutamente tudo. Além disso, baladas aos fins de semana, consumo excessivo de bebida alcoólica e alimentação desregrada são praticamente proibidos para atletas profissionais ou que querem se tornar profissionais.

Além desses impedimentos relacionados a agenda e as atividades sociais e recreativas, as lesões podem representar grandes dificuldades na vida de qualquer triatleta, sendo o acompanhamento medico de uma equipe multidisciplinar essencial para garantir que elas não ocorram, e quando ocorram sejam tratadas para que o quadro não se agrave.

Por isso muito atletas tem em quadro de treinamento musculação e/ou treinamento funcional para aprimorar o rendimento e prevenir lesões.

Atletas de destaque

No Brasil, existem três principais atletas na atualidade que têm recebido destaque: Diogo Sclebin, Reinaldo Colucci e Pâmella Oliveira.

Não poderíamos deixar de mencionar Fernanda Keller, que conseguiu conquistar seis vezes a medalhe de bronze no IronMan, uma das provas mais importantes do triatlo, realizada anualmente no Havaí. Alem disso, e a única atleta do esporte e competir a mesma prova 22 vezes consecutivas.

Dentre os melhores atletas estrangeiros, temos nomes como Alistair Brownlee, Javier Gomez, Craig Alexander e Andreas Raelert, este ultimo mundialmente reconhecido por ser um dos melhores competidores em provas de longa distância, a exemplo do Ultraman.

Gostou? Compartilha!

Bom treino!

Sobre o Autor

Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim! Saiba mais sobre o Renato CREF: 0859033-G/SP