Treino > Como escolher uma academia?

Como escolher uma academia?

escolher uma academia

Você sabe como escolher uma academia? Elas são milhares, uma em cada esquina. Grandes, arrojadas, bem decoradas, simples, pequenas ou agitadas. O que antes era fácil de escolher, mesmo porque não havia muitas opções, hoje é uma dificuldade.

Há uma regra básica na escolher uma academia: você terá duas chances de se dar bem e não “fugir” da academia se ela for:

1 – Perto de casa ou do trabalho;
2 – No caminho de casa ao trabalho e vice-versa.

Fácil assim! Se for fora da sua trajetória diária, você desistirá! São as estatísticas. Não é você o culpado por ter deixado de frequentar a academia, a culpa é dela de ser longe! Claro :D Brincadeiras à parte, você já percebeu que nos arredores da sua casa e/ou empresa existem várias academias.

Caso não haja, no caminho elas são centenas! Vá observando: Estúdio de Pilates “X”, Estúdio de Personal “Y”, Cross “W”, Academia “Fulano de Tal”, Musculação e Ginástica “A”, “B”, “C” e não vão parar de aumentar, cada vez mais especializadas e cheias de alunos. E você com mais e mais dúvidas… As dicas 1 e 2 você já anotou. Vamos às outras que tenho certeza irão te ajudar a decidir.

Você já sabe o que gosta nas academias? Pergunta difícil… Vamos inverter – você sabe o que não gosta nas academias?

(Dica dentro da dica: caso você não goste de música alta e se ao visitar uma academia o volume estiver muito alto para seu gosto, desista! Matricular-se e depois pedir mudanças na rotina da academia só trará aborrecimentos para você.

O mesmo se aplica à limpeza, horários de funcionamento, etc. Ao visitar academias, e terá que fazê-lo para poder optar, vá anotando o que você não gosta:

1 – Recepção: desde as pessoas até o visual – lembre-se de que irá vê-los toda vez que entrar na academia;
2- Cheiro: você não deve sentir ou deve ser agradável;
3- Luminosidade: deve ser confortável para seu humor;
4- Vestiários: devem ser aprovados pelo seu controle de qualidade;
5- Ar condicionado: há quem ame e quem odeie. Posicione-se e escolha uma academia que concorde com sua opinião.

Depois disso tudo, seu pensamento deve ser – “não encontrarei algo que aprove 100%!” Concordo! Pense em algo que você suporte encontrar no mínimo três vezes na semana e veja como se sente. Pondere.

Professores, equipamentos e aulas pesam na escolha como todos dizem? A resposta é para você pensar:como escolher uma academia

1- Você gosta de professores corrigindo seus movimentos o tempo todo? Há muitas pessoas que não gostam de professores cuidando deles. Se você gosta, então professores são importantes na sua escolha de academia. Observe se são formados e se têm experiência;
2- Você vai usar equipamentos? Se não gosta de musculação, para que se preocupar com maquinário e materiais? Foco no que você pretende fazer no tempo que frequentará a academia;
3- Vai fazer aulas? Com exceção de Yoga, Pilates e alongamento, todas as aulas de academia são barulhentas, lotadas de pessoas suadas e badaladas. É esse seu sonho? Ótimo, já definimos uma preferência (ou não!).

Outra maneira de escolher uma academia é basear-se na sua personalidade:

1- Extrovertidos: você é falador, adora gente e agitação, procure as “badaladas” da sua cidade. Elas vão te animar.
2- Tímidos: gente muito perto te incomoda e pessoas te olhando pela janela da academia te aborrecem, procure estúdios onde poucas pessoas são atendidas por horário. Será mais confortável.
3- Gosta de atenção: você precisa de um personal. Ele estará durante aproximadamente uma hora focado no seu treino e dará toda a atenção que você precisa para sentir-se bem atendido.

Tenho a última dica: tente free days ou free pass. Toda academia tem um ou mais dias gratuitos onde você experimenta tudo o que comentamos anteriormente. Assim sua decisão será baseada na experiência que obteve com os profissionais daquela academia.

Agora você sabe como escolher uma academia! Gostou? Compartilhe! Curta nossa FanPage!