Qual a diferença entre crossfit e funcional?

Qual a diferença entre crossfit e funcional?

Você sabe qual a diferença entre crossfit e funcional? Já praticou algum dos dois ou está na dúvida de qual praticar? Será que eles treinam a mesma coisa? 

Crossfit e funcional parecem confundir a cabeça da maioria das pessoas já que ambos são bem parecidos: possuem exercícios com o corpo, pesos livres, elásticos, cordas, pneus…

A diferença principal está no método e objetivo de cada treinamento, porém podem ser complementares.

Diferenças entre crossfit e funcional

Treinamento funcional – Aqui mesmo no HdT já explicamos como é uma aula de treinamento funcional, exercícios multiarticulares que buscam exigir de vários músculos do corpo ao mesmo tempo fazendo com que seu cérebro também trabalhe para realizar tais movimentos.

Há ganhos como coordenação motora, flexibilidade, resistência, força e potência muscular. O treinamento funcional é ótimo para treinamento de atletas esportivos, já que dentro de uma aula funcional é possível aprimorar o salto de um jogador de futebol, por exemplo, dando a ele mais potência nas pernas, coordenação e equilíbrio. Na prática, seria um atleta fazer 10 saltos no lugar o mais alto possível e no último precisa cabecear uma bola pousando em um Bosu.

Percebeu? Dentro do treinamento funcional eu posso colocar um movimento e aprimorar sua função para o esporte. Mas isso também serve para o dia-a-dia em que é possível usar exercícios funcionais para pessoas da terceira idade para fazer simplesmente uma tarefa de agachar e pegar algo no chão.

Treinamento de Crossfit – Na aula de crossfit você também terá exercícios multiarticulares, exercícios que exigirão coordenação motora, força, flexibilidade, resistência, condicionamento e potência muscular. Entretanto, a principal diferença é o método da aula.

No crossfit a aula é segmentada em aquecimento, flexibilidade, treino de alguma habilidade específica e o WOD (Treino do dia). As habilidades específicas são as praticadas no crossfit, ou seja, exercícios livres (pull ups, push ups, squats, etc), exercícios de levantamento de peso olímpico e os cardios que podem variar entre corrida, remo, bike, corda e etc.

O crossfit é basicamente uma competição de você com você mesmo, por isso são anotados as cargas máximas, o tempo e as repetições nos WODs.

Qual é melhor atividade para mim? Crossfit ou funcional?

Principalmente iniciantes procuram o treinamento funcional achando que é uma atividade mais leve que o crossfit, porém isso não é uma verdade absoluta. Dependendo da aula de funcional ela pode ser tão intensa quanto o crossfit.

O importante aqui é saber qual aula te motivará mais ou qual é seu objetivo. Se você quer correr uma maratona ou melhorar seu futebol de fim de semana, talvez o funcional seja a melhor opção. Se quer se desafiar, anotar suas evoluções, competir entre si, o crossfit pode ser a melhor opção.

Ou porque não os dois, afinal eles podem ser complementares. Já pensou nisso?

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